MAIS DO QUE PROFESSOR, UM MESTRE

De vez em quando, as pessoas levantam suas armas sobre o ensino e a educação. Novos estudos são divulgados, novos métodos são implantados, e praticamente todo mundo é criticado. Qualquer pessoa familiarizada com a experiência de graduação sabe que em todo o país, em sua grande maioria, as instituições, suas estruturas, seus métodos e corpo docente são criticados. Sempre ouvimos críticas sobre o ensino, que os tal professor não sabe ensinar ou que é obrigado a seguir os processos da instituição.

Não há melhor momento para refletir sobre o ano letivo que acaba de terminar. Professores estão terminando seus semestres e receber suas avaliações de ensino, novos professores estão se preparando para os seus primeiros anos, e ainda parece que estamos caminhando para um novo modelo de educação. Contudo, cada educador deve seguir um conceito específico, que se adéqüe ao perfil dos alunos e ao seu próprio. Um dos fundamentos principais é ter orgulho em ser um professor tão bom quanto possível, em termos de planejamento, preparação e entrega.

Deve-se lembrar que o professor é o mestre. É importante para que seja uma espécie de "super-herói" aos olhos dos alunos. Lembre-se que eles estão assistindo e, portanto, vai tentar se aparecer. É essencial que os estudantes vêem como uma pessoa que pode ser confiável, para que eles irão segui-lo e confiar. Os alunos, independentemente da sua idade, precisa de alguém que pode confiar, a quem eles podem se transformar. Dessa forma, declare limites para não ser ultrapassados. Estabeleça limites para todos aqueles que violam as regras. Anuncie penalidades claras e não hesite em implementá-las, se necessário, devendo seguir um processo formado que começa com um sinal não-verbal (olhar para o aluno) e um protesto livre (pedir ao aluno que parar de falar) e uma ameaça (se isso continuar, não parar), então a penalidade. Sanções são suas e fazem parte da política da escola. Assim, você pode infligir os alunos que colam por exemplo. Estas medidas repressivas devem ser sempre uma modalidade educativa. Outro aspecto intrínseco nessa relação sala de aula é a compassividade. Bons educadores forjar fortes relações com seus alunos e mostrar-lhes que eles consideram ser uma pessoa inteira. Eles são quentes, acessível, entusiasta e atencioso. Permaneça na escola após o horário escolar para ajudar os alunos que precisam ou se envolver na vida escolar, demonstrando um verdadeiro compromisso com a escola.

Visto essas caracterizas diante os alunos o próximo passo é a criação de metas. Ao planejar um curso, a parte mais essencial é o objetivo que você quer alcançar, em paralelo com os anseios da instituição e aos estudantes. Sendo claro, fundamentado e motivador durante todo o curso. Por fim, considere aplicar testes. Pode decidir dar um quiz toda semana para avaliar a extensão em que os alunos têm dominado o curso. Assim, pode julgar a eficácia da prática de docente.

Diante dessas técnicas e modelos, ser professor talvez seja o melhor trabalho do mundo e mais excitante, apesar de viver momentos de estresse, doloroso e desgastante.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 05/07/2014
Reeditado em 05/07/2014
Código do texto: T4870490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.