PROFESSORES E OS MÉTODOS MODERNOS

Cada vez mais são apresentados estudos para investigar como os programas de preparação de professores estão a preparar futuros educadores para usar de forma eficaz a tecnologia e conseqüentemente melhorar a aprendizagem. Os resultados demonstraram uma lacuna na compreensão dos usos apropriados da tecnologia em um ambiente de aprendizagem.

Semelhante ao aprendizado de uma nova tarefa, a formação especial é vital para garantir a integração efetiva da tecnologia em sala de aula. O currículo escolar atual tende a orientar os professores na formação dos alunos para ser solucionadores de problemas autônomos. Isto tornou-se uma barreira significativa para o treinamento eficaz, porque os métodos tradicionais de ensino entraram em choque com o que agora se espera na sociedade moderna. Os estudantes de hoje são cada vez mais solicitados a trabalhar em equipe, com base em diferentes conjuntos de conhecimentos e colaborar para resolver o problema. Essas experiências não são muito centradas na sala de aula tradicional, mas são as habilidades do século XXI que pode ser alcançada através da incorporação e envolvimento da tecnologia. Mudanças na instrução e uso de tecnologia também pode promover um maior nível de aprendizagem entre os alunos com diferentes tipos de inteligência. Por conseguinte, desde que a tecnologia não é o objetivo final da educação, mas sim um meio pelo qual pode ser realizado, os educadores devem ter uma boa compreensão a ser utilizada e as suas vantagens em relação a mais tradicional métodos. Se há uma falta em qualquer uma destas áreas, a tecnologia será vista como um obstáculo e não um benefício para os objetivos de ensino.

Outra questão importante surge por causa da natureza evolutiva tecnológica. Os professores podem encontrar-se atuando como novatos perpétuos quando se trata de aprender sobre a era moderna. Isso ocorre porque a tecnologia, incluindo a Internet e sua gama de aplicações, está sempre em um estado de mudança e os professores devem se manter atualizados. Para Marc Prensky, é um escritor americano e palestrante sobre aprendizagem e educação, discute a idéia de que os professores são imigrantes digitais, e os alunos são nativos digitais. Os professores devem trabalhar continuamente em aprender esta nova linguagem tecnológica, ao passo que os alunos nasceram em recuperação de informações, resolução de problemas e comunicação com essa tecnologia.

Considerando o fato de que os estudantes de hoje estão constantemente expostos aos impactos da era digital, estilos de aprendizagem, e os métodos de recolha de informação evoluiu. Os alunos muitas vezes se sentem travados dos mundos descritos em seus livros através da prosa despersonalizada e abstrata usada para descrevê-las, enquanto que os jogos podem construir mundos para percorrer e ter alguma participação na o desenrolar dos acontecimentos.

Mesmo que a tecnologia pode proporcionar uma abordagem mais personalizada, colaborativa, criativa e informativa, pode ser difícil motivar o uso dessas abordagens contemporâneas entre os professores que estiveram em campo por muitos anos. Visto que as formas pelas quais os professores são ensinados a usar a tecnologia também está desatualizada, pelo fato do foco principal do treinamento é o letramento digital, ao invés do mais profundo, compreensão mais essencial e domínio da tecnologia para o processamento de informação, comunicação e resolução de problemas.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 03/07/2014
Código do texto: T4868204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.