O jeitinho brasileiro
Brasil um país democrático onde o povo tem em suas mãos o poder, mas como cada indivíduo possui direitos, da mesma forma há um conjunto de deveres a serem cumpridos.
A expressão “jeitinho brasileiro” refere-se à criatividade que o ser humano tem para reverter momentos considerados por ele como difíceis. Esse jeito fácil e rápido de encontrar uma solução é completamente entendível quando nos damos conta que levamos uma vida onde o individualismo está mais á frente do que os interesses de uma sociedade em um todo.
É nesta hora que podemos observar que quebrar regras para vantagens pessoais se tornou algo muito comum. Temos liberdade para apoiar ou até mesmo criticar opiniões e decisões alheias. Um exemplo disso é o livre arbítrio de ir para as ruas para participar de manifestações, esperando em troca melhorias. Mas, quando não cumprimos o que é nos colocado e tiramos proveito estamos nos rebaixando por usar tal malandragem.
Possuímos o “jeitinho” brasileiro quando queremos usar o suborno com os agentes da guarda de trânsito para que a Carteira Nacional de Habilitação e o veículo sejam liberados.
Devemos ter plena consciência de que um ato como este e diversos outros onde agimos com irregularidade estão errados. São uma vergonha para a sociedade brasileira, os seres que não cumprem regras, irem atrás de direitos.
A corrupção é imensa, os apáticos são muitos, mas infelizmente esta é a realidade brasileira.