Administração de conflitos

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Não é de hoje que existem conflitos nas organizações, nas famílias, nos lares, em todo lugar. Conflitos são comparados por alguns especialistas a um iceberg: a parte menor, aquela que se vê, é a que flutuou durante a contenda. A parte maior, aquelas que ninguém vê, são as causas desses.

Conflitos, oposição de interesses são próprios do ser humano. Fazem parte do processo de evolução da raça e existem desde os tempos de Cristo, como por exemplo, no capítulo 3, do livro de São Marcos, quando Jesus inicia um grande conflito com os fariseus, por curar a mão defeituosa de um homem num dia de sábado, algo não permitido naquela época.

Ou ainda, quando desaprovou a atitude daqueles que em vão tentavam trucidar Maria Madalena no livro de São João.

Se por um lado o conflito corrói, destrói pessoas e ambientes, por outro lado pode ser algo bom, quando propicia o afloramento de pontos de vista divergentes, fazendo com que pessoas sejam engrandecidas e a temática contribua de forma positiva para o crescimento dos envolvidos.

Nas organizações, estou seguro que os conflitos surgem das sombras que povoam cada ambiente. Discórdias aparecem quando patrões e empregados deixam de lado a cortesia, a camaradagem, a humildade, a força de vontade e o seu jeito de ser, e dão lugar às fofocas, à individualidade, ao egocentrismo, à hipocrisia, à insegurança, e acima de tudo à falta de amor ao próprio e àquilo que eles fazem.

Quando colocamos a couraça do “eu posso” e esquecemos que independentemente daquilo que estamos sendo hoje, somos gente e como tal, precisamos ser assim tratados, estamos dando combustível para o crescimento deste mal. Nessa hora, constatamos que somos muito pobres e que Deus é muito maior do que nós. Pena que nem sempre enxergamos assim.

*Pedro Pereira Fernandes Neto, (e-mail: pdr.pereira@gmail.com), formação na área de exatas (Engenharia Civil e Matemática, com especialização em Gestão Empresarial e logística), é um iniciante na arte de escrever sobre gestão de pessoas.

PPereira
Enviado por PPereira em 23/06/2014
Código do texto: T4855615
Classificação de conteúdo: seguro