o eterno pais do futebol

A realização da Copa do Mundo no Brasil

Em 2010 foi oficializado o anúncio da realização da Copa do Mundo em nosso país. A realização de um evento tão oneroso soou inconsequente em um país com tantos problemas e desigualdades sociais. Outro aspecto incômodo nessa e em outras Copas é o efeito de alienação que ela provoca nas pessoas. Nessa época do ano, futebol vira religião, seleção brasileira vira Deus, televisão, altar de adoração.

Tem gente que se envergonha de ser brasileiro a cada caso de corrupção, mas na hora da Copa se transforma em um outdoor verde amarelo bradando com entusiasmo o orgulho por ser brasileiro. Da mesma forma, muitos manifestantes anticopa irão assistir aos jogos nas emissoras que tentaram taxá-los de vândalos, e ainda pagarão caro para entrar no estádio de um bilhão de reais.

A cada quatro anos essa “febre verde amarela” contagia o país. Seus principais sintomas são falso patriotismo, ufanismo, desinformação. Sua duração depende do tempo que o país continuar no mundial. A bandeira brasileira estará nos carros, nas vitrines, casas. O povo até aprende a cantar o Hino Nacional com desenvoltura com todos os lábaros estrelados e flâmulas em seu devido lugar. O problema é que toda essa demonstração de amor à pátria se esvanece ao término da copa. Aparentemente, patriotismo tem hora para começar e acabar no Brasil.

A imprensa também contribui no processo de alienação, ignorando os verdadeiros problemas do país, tentando acalmar ânimos alardeando números exagerados ou fictícios sobre o sucesso do evento, varrendo debaixo do tapete, notícias envolvendo os gastos colossais dessa empreitada. Num país onde ocorrem cinquenta mil homicídios por ano, futebol se torna assunto “único”. São quase vinte e quatros horas de mundial, sem nenhuma informação relevante para quem sabe que o Brasil é muito mais que uma bola rolando.

É como se durante o campeonato o índice de criminalidade fosse à zero, escânda-los políticos desaparecessem, todas as mazelas do país deixassem de existir. Não se vê nada de ruim na mídia, só gente feliz e orgulhosa da nação. Tem até curso de línguas para aqueles que eufemisticamente são chamados profissionais do sexo. Afinal, turismo sexual também é turismo e deve ser incentivado.

.

Outro milagre que só o mundial pode proporcionar é a melhoria da segurança e do transporte público. Os turistas merecem o melhor. É preciso ser turista para ser bem tratado no país. O Brasil que eles vão ver não é o mesmo em que vivemos.

Há muito, alguns políticos descobriram que o pão e circo romano funcionam perfeitamente bem em terras brasilis. Aproveitam a ocasião para viajar com o dinheiro do contribuinte, enterrar CPIs, superfaturar obras, enquanto a população mesmerizada torce cegamente sem se importar que o caminho rumo ao hexa foi pavimentado com dinheiro público.

Como brasileiros devemos torcer para que o país vença nos aspectos realmente importantes como em seus inúmeros desafios sociais e políticos. Apesar de todas as riquezas e recursos, sofremos com um sistema doente e a realização da Copa é apenas um placebo para curar o nosso mal.

EM 2010 foi oficializado o anúncio da realização da Copa Do Mundo em nosso país .a realização de um evento tão oneroso soou inconsequente em um país com tantos problemas desigualdades sociais.outro aspecto incômodo nessa e outras Copas é o efeito de alienação que ela provoca nas pessoas.Nessa época do ano ,futebol vira religião,seleção brasileira vira Deus,televisão ,altar de adoração.

Tem gente que se envergonha de ser brasileiro a cada caso de corrupção,mas na hora da Copa se transforma em um outdoor verde -amarelo bradando com entusiasmo o orgulho por ser brasileiro.Da mesma forma ,muitos manifestantes anticopa irão assistir aos jogos nas emissoras que tentaram taxá-los de vândalos,e ainda pagarão caro para entra no estádio de um bilhão de reais .

A cada quatro anos essa "febre verde amarela " contagia o país .seus principais sintomas são falso patriotismo, ufanismo,desinformação.Sua duração depende do tempo que país continuar no mundial .A bandeira brasileira estará nos carros ,nas vitrines,casas .

O povo até aprende a cantar o Hino Nacional com desenvoltura com todos os lábaros estrelados e flâmulas em seu devido lugar. O problema ´que essa demonstração de amor á pátria se esvanece ao término da Copa .Aparentemente,patriotismo tem hora para começar e acabar no Brasil .

A imprensa também contribui para o processo de alienação,ignorando os verdadeiros problemas do país,tentando acalmar ânimos alardeando números exagerados ou fictícios sobre o sucesso do evento,varrendo debaixo do tapete,notícias envolvendo os gastos colossais dessa empreitada .Num país onde ocorrem cinquenta mil homicídios por ano ,futebol se torna assunto "único" .São quase vinte e quatro horas de mundial ,sem nenhuma informação relevante para quem sabe que o Brasil é muito mais que bola rolando.

É como de durante o campeonato o índice de criminalidade fosse à zero

escândalos políticos desaparecessem ,todas as mazelas do pais deixassem de existir .Não se vê nada de ruim na mídia,só gente feliz e orgulhosa da nação .Tem até curso de línguas para aqueles que eufemisticamente são chamados profissionais do sexo .Afinal turismo sexual também é turismo e deve ser incentivado .

Outro milagre que só o mundial pode proporcionar é a melhoria da segurança e do transporte público.Os turistas merecem o melhor.É preciso ser turista para ser bem tratado no país. O Brasil que eles vão ver não é o mesmo em que vivemos .

Há muito alguns políticos brasileiros aprenderam que o pão e circo romano funciona perfeitamente bem em terras brasilis .Aproveitam a ocasião para viajar com o dinheiro do contribuinte, enterrar CPIs, superfaturar obras,enquanto a população mesmerizada torce cegamente sem se importar que o caminho rumo ao hexa foi pavimentando com dinheiro público .

Como brasileiros devemos torcer para que o país vença nos aspectos realmente importantes como em seus inúmeros desafios sociais e políticos.Apesar de todas as riquezas e recursos,sofremos com um sistema doente e a realização da Copa é apenas um placebo para curar o nosso mal .

gilberto biscola
Enviado por gilberto biscola em 10/06/2014
Código do texto: T4840119
Classificação de conteúdo: seguro