Kalúnia 64 - Um jornal de boatos cada vez mais confirmados - A Copa do Pão de Açúcar

Crônica esportiva é um circo

Zulcy Borges, jornalista diplomado, Itajubá - Minas Gerais

Desde o final de século passado, quando a TV Globo escancarou as portas da crônica futebolística brasileira começando pelo técnico Rubens Minelli e pelo ex-jogador Gerson, o setor virou um circo com extensão no jornalismo esportivo em geral.

Na época, ninguém deu muita bola para os protestos das associações de cronistas esportivos brasileiras, da mesma forma que nunca a Globo e demais grandes meios de comunicação do país têm o mínimo respeito com os sindicatos e associações da classe jornalística.

Assim, era de se esperar que nesta Copa a coisa continuasse mas nunca se imaginaria ao ponto da Folha de São Paulo, por exemplo, lançar o empresário Pão de Açúcar, Abílio Diniz, como o novo entendedor de bola da parada.

Junto com ele, e claro, com acesso pleno aos jogos do Mundial nos estádios, o que nunca foi possibilitado a população em geral: apresentaram-se em outros meios os comentaristas e repórteres futebolísticos, Rafinha Bastos (que eu não sei até hoje o que é), Marcelo Tass, e uma penca de ex-jogadores, inclusive estrangeiros, onde se destaca até o também técnico picareta Passarela.

Pode-se fugir do Galvão, mas vai ser difícil escapar do resto.

Aliás, por que nenhuma emissora chamou até agora o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que já voltou clandestinamente ao país para comemorar seu aniversário na mãe pátria ? João Havelange está impossibilitado , como já informou a Comissão da Verdade.

Zulcy Borges
Enviado por Saskia Bitencourt em 10/06/2014
Reeditado em 11/06/2014
Código do texto: T4839360
Classificação de conteúdo: seguro