Descubra suas fraquezas

GESTÃO DE MUDANÇAS

Qualquer um de nós tem ponto fraco, pode procurar. Sansões modernos derretem-se perto de suas “Dalilas”. Mulheres de ferro desmancham-se naqueles dias, presidentes que choram, ricos que roubam em supermercados, todos têm um ponto fraco. Na história em quadrinhos, Zé Carioca, tinha saída para tudo, era um espertalhão, mas corria quilômetros, quando o assunto era cobrador, lembra? Afinal, não pagar, era sua fraqueza!

Assumindo que era incapaz de fazer a vontade de Deus, mas podia se perder na vontade humana, por seu coração corruptível, São Paulo mostrou muito claramente a fraqueza humana, sob a ótica da pobreza de espírito.

A aversão à mudança, o medo do novo, vão deixando raízes profundas, contribuindo gradualmente para a instalação da fraqueza em nossas almas. É algo que uma vez bem instalado, jamais sairá, começando no dia em que nascemos. E essa é nossa maior fraqueza.

O ser humano até que fique formado, é o único animal que dependerá dos pais, para sobreviver, durante muito tempo. Até lá, nossas mães transmitem-nos confiança, amor, coragem, sabedoria, paixão, ao mesmo tempo vão enchendo-nos de medo, de indecisão, de incapacidade de mudar, de desilusões e obviamente de fraquezas. E como nossa natureza assume melhor as coisas ruins do que aquelas boas, o ciclo está fechado e instalou-se a fraqueza.

Particularmente, não vejo necessidade de se recorrer a fórmulas mágicas para ficar livre delas. Sendo virtudes inatas do ser humano, somente com nossa vontade não poderemos excluí-las, sendo necessário adaptar e saber conviver com elas, não deixando que transformem o que temos de bom, aquilo pelo qual nos orgulhamos, nem que sejam nossas únicas qualidades.

Thomas Edison, já observava que nossa maior fraqueza está em desistir e que o caminho mais certo de vencer era tentar mais uma vez. Persistência, então, deve ser utilizada no combate.

A grande dificuldade em superar as fraquezas vem dos momentos em que vivemos: ambientes cheios de mentiras, falsos sentimentos, corrupção, incapacidade das pessoas, invejas daqueles que sabem ou que têm mais. Assim, revestidos da carapaça da desumanidade, seres humanos tem se tornado cada dia, mais fracos, pois promovem o mal em detrimento do que é bom.

Aquela frase de uma canção colombiana, “Ninguém sabe o que tem até que o perde” (tradução minha), traduz muito bem uma outra grande fraqueza nossa: somente desejar o que não possuímos, deixando de lado tudo aquilo o que temos e que somos capazes de conseguir mais.

Assim, tão importante quanto descobrir suas fraquezas é lutar para amenizá-las ou superá-las. E isso requer outro grande desafio: trabalhar suas qualidades. Melhorar aquilo em que você já é bom. Algumas organizações buscam “promover” as primeiras. Não creio que seja o mais sensato!

* Pedro Pereira Fernandes Neto, (e-mail: pdr.pereira@gmail.com), formação na área de exatas (Engenharia Civil e Matemática, com especialização em Gestão Empresarial e logística), é um iniciante na arte de escrever sobre gestão de pessoas.

PPereira
Enviado por PPereira em 01/06/2014
Código do texto: T4827940
Classificação de conteúdo: seguro