Nunca menospreze ninguém

VALORIZAÇÃO DE PESSOAS

NUNCA MENOSPREZE NINGUÉM

No capítulo IV de O Grande Mentecapto, Fernando Sabino apresenta uma contenda, entre o Professor Praxedes Borba Gato, senhor de muita sabedoria e notório conhecimento e o mentecapto Geraldo Viramundo, onde esse fora extremamente inferiorizado pelo primeiro. O que se lê no decorrer do capítulo é uma saraivada de respostas surpreendentes do segundo ante um total despreparo do primeiro, confirmando-se numa vitória esmagadora de Geraldo, quem somente foi parado quando o comandante da escolta conseguiu prendê-lo por insubmissão, numa trama armada para tirá-lo de cena, reduzindo o vexame pelo qual o professor acabara de passar.

Na bíblia, em Eclesiástico (Eclo. 11,3), o autor sagrado observava que “as aparências enganam” e que a abelha é pequena entre os seres que voam, mas o que ela produz é o que há de mais doce.

Sendo algo tão antigo, alguém crê que a discriminação vá acabar? Algum dia, o menosprezo será abolido? Eu não creio. E mais: uma grande massa de gestores, de forma indireta, fundamentada nos processos de avaliações, tem propiciado a continuação desse mal, pelo “bem” do crescimento das organizações. São situações em que os profissionais não se adaptaram ao perfil (o que é o perfil?), “necessitam desenvolver” ou “estão em desenvolvimento”, num processo de pontuação nivelada sempre para baixo, que nunca se altera, passe o tempo que for.

Sei de ambientes empresariais, onde pessoas são menosprezadas por gestores, pelo fato de não terem a mesma formação acadêmica que a maioria da direção tem. Já presenciei casos de gestores abominarem colaboradores, pelo simples fato de torcerem para um time de futebol adversário do seu. Pessoas já me contaram que ficaram extremamente magoadas com seu gestor, por impedi-lo de falar, pelo fato de que tinha problema de dicção.

Vivendo num tempo em que as pessoas são vistas pelo que tem, quem de nós já não fez comentários maus, discriminatórios ou maledicentes, sobre aquele “tiozinho” ou aquela senhora que dirigiu (ao nosso lado), portando seu carro modelo quinze, vinte anos mais velhos que os nossos? O que eles podem fazer? Descartar seu patrimônio por que nós não queremos? Comprar algo novo, pelo simples fato de agradar-nos?

Precisamos mudar nossos pontos de vistas relativos ao menosprezo, que dói muito. É ferir eternamente!

Não nos foi dado, pelo criador, o direito de “rebaixar” as pessoas. Também não existe ninguém melhor do que outro. Um diploma, uma posição ou uma faculdade a mais, não nos dá o direito de subestimar alguém. Por isso: nunca subestime a capacidade de uma pessoa. Afinal, você não é o seu dono e não pode desacreditar de sua credibilidade.

*Pedro Pereira Fernandes Neto, (e-mail: pdr.pereira@gmail.com), formação na área de exatas (Engenharia Civil e Matemática, com especialização em Gestão Empresarial e logística), é um iniciante na arte de escrever sobre gestão de pessoas.

PPereira
Enviado por PPereira em 29/05/2014
Código do texto: T4825033
Classificação de conteúdo: seguro