O que é Corrida?
É um esporte pertencente ao grupo de atividades do Atletismo cuja mecânica engloba movimentos cíclicos com os membros inferiores e movimentação alternada de membros superiores.
Essa é a definição biológica da Corrida, mas muitos atletas e amadores diriam que a Corrida é muito mais que isso. Um estilo de vida, um anti estresse, um hobby ou uma fórmula de estética.
Na verdade se pararmos para pensar a Corrida é um esporte à parte. Aos olhos de quem vê pela primeira vez é algo chato. Não há competição para, pelo menos os amadores, não há emoção como para um jogo de basquete ou voleibol, não há algo inesperado, a não serem as dores repentinas, não há torcida, não há temporadas, não há incentivo, não há companhia. Eu sou corredor há cinco anos e é isso que o meu lado anti-corrida pensa. Mas ele não ganha não.
A Corrida em si é um esporte bem chato, não é? Principalmente as de longa distância, as de revezamento até há competição e adrenalina, mas não é mesma coisa que uma partida de Futsal. Afinal, o que é uma Corrida? Correr em uma linha infinita até colocarem um limite para parar; Correr sem poder conversar ou olhar a paisagem ao seu lado para não perder o equilíbrio ou o foco; Correr para frente; Por que não colocam um coelho ou um alvo para as pessoas irem atrás e darem um pouco mais de emoção à aquilo?
Nossa, que esportezinho chato. Não é fácil gostar de Corrida, não será pelas primeiras tentativas que irá gostar. Não é fácil achar graça em Corrida, mas quem encontra essa graça... Vira de imediato Corredor.
Pode até ser correr em uma linha infinita até colocarem um limite para parar, mas a cada passo contarei minha respiração, sentirei a altura do meu corpo e o comprimento das passadas, e ao cruzar a linha de chegada traçarei uma nova meta: correr mais; voar mais; contar o tempo; comprar outro tênis ou simplesmente cair no chão, começar a chorar e saber que consegui me vencer.
A Corrida não é um esporte de competição como os outros, pois nos outros, você compete contra os outros, na Corrida, compete contra você mesmo. Isso que dá sabor ao esporte.
“Treine até seus ídolos se tornarem seus rivais.”
Quem irá alcançá-los será você. Um time de basquete joga junto, não há como vencer sozinho. Mas na Corrida, você pode e deve.
Pode até ser correr sem poder olhar para os lados e ver a paisagem ou conversar, mas não porque vai perder o foco ou equilíbrio, e sim porque eu não quero. Não quero. Quando estou em uma Corrida, estou lá. E não fique na minha frente, ou corre ou sai.
Pode até ser correr para frente, mas não é essa a melhor lição da vida? Vá para frente, fortaleça-se com o passado, encare o presente e prepare-se para o futuro.
“O passado é uma história, o futuro um mistério e o presente é uma dádiva, por isso se chama presente.” Dê-se este presente.
Comece a correr.