E-MAIL

COMUNICAÇÃO

(*Pedro Pereira Fernandes Neto)

Que cada vez mais, empresas e pessoas utilizam-se dos recursos da internet, aqui cito o e-mail, em prol do desenvolvimento de suas atividades, não é nenhuma novidade. Novidade, será talvez, constatar-se que muitas pessoas no mundo corporativo utilizam a ferramenta como uma potente “batata quente”, aquela que ninguém quer em suas mãos, para solicitar ou até mesmo pedir trabalhos em outros departamentos, em outras empresas, enfim.

Particularmente já presenciei cenas de solicitação de revisão de determinado documento para apresentação em reunião de diretoria, com prazo, e numa reunião de apresentação, ao se fazer a cobrança (pasmem da resposta!): “passei um e-mail para fulano para que fizesse e me devolvesse. E ainda não recebi.” Ou seja, cada vez mais, eu me convenço de que o e-mail tem prestado um grande serviço ao sindicato dos transportadores, servindo (o e-mail) como documento de transferência de tarefas, sem qualquer garantia de que a resposta será aquela inicial que se busca: a solução.

De uma forma geral, empresas e pessoas criaram um padrão, convencionaram, de que tudo se resolve por e-mail.

Ninguém (ou quase) faz como antigamente, quando se conversava olho no olho. E as coisas se resolviam, quando muito, através de um telefone ou de uma CI (comunicação interna).

Que fique bem claro: não sou saudosista, não estou aqui pedindo a volta do passado, tampouco utilizando o espaço em prol da nostalgia.

Busco interagir com nosso mundo corporativo, de forma a que a ferramenta não tenha a conotação de “transferência do saco de lixo de uma costa para outra”. O que já vi acontecer em organizações onde prestei trabalho.

Em outras palavras, e-mail não fala. Não tem sentimentos, não tem noção de prazo, nem tampouco serve para desculpas. Precisamos, como dizem os gurus do assunto, praticar a técnica do TBC: tirar a bunda da cadeira, sair do marasmo, negociar, discutir e conciliar.

E utilizar a ferramenta de forma melhor. Como por exemplo, para enviar os parabéns pela passagem de aniversário de um colega.

* Pedro Pereira Fernandes Neto, (e-mail: pdr.pereira@gmail.com), formação na área de exatas (Engenharia Civil e Matemática, com especialização em Gestão Empresarial e logística), é um iniciante na arte de escrever sobre gestão de pessoas.

PPereira
Enviado por PPereira em 21/05/2014
Código do texto: T4815196
Classificação de conteúdo: seguro