Globalização

A Globalização foi um fator importante para o desenvolvimento econômico do mundo, com ela efetivamente os valores associados ao sistema mercantil se estreitaram e as mudanças ocorreram de forma positiva em todos os setores da economia favorecendo a ligação entre os extremos. Com isso a sociedade teve os seus créditos, e a indústria por sua vez potencializou e estimulou o chamado intercâmbio internacional.

Se levarmos em consideração todos os fatos ocorridos e compararmos ao sistema mercantilista em épocas não muito distante, tivemos uma evolução inquestionável em todos os aspectos. Hoje no mundo contemporâneo esse elo de ligação globalizado fez com que as diferenças fossem diminuídas, os países se aproximaram, o mercado da indústria alavancou-se ganhando competitividade e produtividade gerando lucros e diminuindo efetivamente os custos de produção e transportes.

Tivemos crises no decorrer desse processo por razões óbvias de ordem política, porém foram ajustadas, e cada país, cada cidadão sente os reflexos positivos dessa mudança. No Brasil não foi diferente, passamos por crises diversas, mudanças no sistema econômico e político, foram transições difíceis, más o cenário passou, logicamente ainda vivemos uma verdadeira turbulência social em virtude de a nossa base política apresentar deficiências de valores nos aspectos sociais e morais.

Temos problemas sérios relacionados com infra-estrutura básica, como saúde, educação e trabalho, porém mesmo assim diante desses gigantes que se apresentam de forma sombria e ferem a nossa cidadania, esses fatores não impedem de sermos um país ainda equilibrado e com credibilidade internacional.

Positivamente temos um PIB representativo, um volume de exportação considerável, uma potencialidade técnica bem vista, além de outros fatores que contribuem amplamente para fortalecer esse elo denominado de Globalização.

Idelcino
Enviado por Idelcino em 22/03/2014
Reeditado em 24/03/2014
Código do texto: T4739797
Classificação de conteúdo: seguro