Como meus textos são escritos e publicados?

Com o objectivo de esclarecer, clarificar – mas sem substituir, nunca, o que só a Gramática ensina e o Dicionário ou qualquer prontuário podem auxiliar, publico três textos todos os dias. Como consigo realizar essa façanha? Com a consulta de mais de 105 gramáticas e dicionários, todos de autores consagrados.

O TEXTO É ESCRITO EM SEPARADO. O trabalho é feito em separado e só depois lançado na página.

O TEXTO É PUBLICADO. Depois de tudo escrito, a tarefa ainda não terminou. A redacção feita em separado, isto é, em casa deve ser revista. É necessário ver se foram utilizadas as palavras mais expressivas, se não há erro de grafia, se a pontuação está bem feita. Não se exige de ninguém um texto literariamente perfeito, mas escrever correctamente é obrigação.

S. Leite bem tenta ler um livro pelo seu conteúdo, deixar-se absorver pela informação que está a retirar da leitura. Mas, a cada passo, veja-se obrigada a parar e a questionar-se sobre o uso da língua que o autor ou o tradutor faz. Por mais interessante que seja o assunto (e é!), não consegue evitar distrair-se com o português! É o mal da sua profissão...

Em outra circunstância eu aprovaria semelhante atitude…

Littera Lu
Enviado por Littera Lu em 20/03/2014
Reeditado em 20/03/2014
Código do texto: T4736238
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.