Como ser e ter bons amigos e ainda reconhecê-los?

Como ser e ter bons amigos e ainda reconhecê-los?

Na verdade é uma questão bem complicada. Tenho tantos amigos que nem os conheço todos, mas sei que quando eu precisar posso contar que lá estarão. Se irão poder me ajudar quando eu mais precisar, isso eu não poderei ter certeza sem fazer uma experiência própria. Um amigo nós o reconhecemos de longe, parece que estamos perto de nossa alma gêmea. Como ter amigos não é bem fácil assim, pois primeiramente temos que nos socializar para podermos encontrar os amigos. Ou, talvez por uma questão de coincidência eles nos aparecem. Acredito que nada é por acaso, mas quando temos que conhecer uma pessoa, iremos conhecer e pronto. Nem que seja para ela nos dar um bom conselho, ou nos causar uma ingratidão ou injustiça, pois sempre estaremos aprendendo. Em qualquer um dos casos, vamos acumulando experiências e saberes, que não podemos comprar e sim vivenciar. Costumo dizer que tenho poucos, mas bons amigos, mesmo ninguém precisa de quantidade ruim e sim de boa qualidade, mesmo sendo poucos. Para reconhecê-los muitas das vezes não é muito fácil. Mas, um amigo, um bom amigo, a gente sente dentro do coração, na alma. E conhecer um amigo verdadeiro não é uma coisa fácil de realizar, Mas, as nossas atitudes nos encarregam de nos achegarmos a pessoas que tem as mesmas afinidades do que nós, ai reconhecemos um amigo e sabemos que também o somos. E para se ter um amizade duradoura, temos que ter foco no que queremos, ser solidários uns com os outros e sempre perdoar os erros. É uma tarefa difícil e sacrificante, mas se você quer correr o risco de ter e ser amigo, você também tem que compartilhar dos mesmos pensamentos, respeitar a opinião do outro e assim por diante. Todo o cuidado é pouco para sermos e garantirmos uma boa amizade. Os bons amigos são como diamantes, eles são eternos. Então, só podemos reconhecê-los, quando caminhamos juntos pela estrada da vida, apoiando-nos mutuamente. Só tem um jeito. Convivendo, dando risadas juntos, nas lágrimas, no silêncio, na deprê, na folia. Tudo isso é só ocasião. É no dia-a-dia que as pessoas se provam.

Os amigos não se fazem por reconhecer, são reconhecidos na convivência e no que nos revela o coração. Não podemos esperar dos amigos serem criações perfeitas, mas, devemos entendê-los assim como são. Em geral pensamos que amigos são aqueles que pensam como pensamos, no entanto precisamos entender que os pensamentos são criações próprias e, precisamos aceitá-los assim como são, como esperamos que nos aceitassem assim como somos. Os assuntos se desenrolam de forma tranqüila e o tempo passa. Podemos até ficar tempos sem sequer dar um telefonema, que vem ou vai de repente e a alegria é sempre a mesma, e os assuntos são colocados em dia. Tudo isto e muito mais, só que o mais importante, é que somos aceitos e respeitados na nossa real identidade e até nas nossas loucuras. Amigo acredita, confia, ajuda, aceita, espera, brinca, chora, sorri e acima de tudo conhece. Conhece-nos tanto que parece que são irmãos do mesmo pai e da mesma mãe. Às vezes melhor do que os próprios irmãos de sangue. Mas, quando e como saber se um amigo que se diz de verdade é realmente verdadeiro. Quando ele mostra que é realmente amigo, nas horas difíceis da vida, um amigo nunca te deixa na mão. Afinal de contas ele é como um verdadeiro irmão. Então, nunca esquecemos que Amigo é uma palavra tão simples de se dizer como qualquer outra, mas a diferença entre essas palavras estão no olhar, na convivência, na atenção, no carinho, na sinceridade, na confiança um com o outro e na Humildade,e na esperança de um novo caminho, de uma nova oportunidade na tentativa mais uma vez de ser feliz. O verdadeiro sentido dessa palavra não esta em como devemos pronunciá-la, em que hora, ou ate mesmo lugar, mas sim viver essa dádiva de Deus que é pode ter um amigo, alias em ser um bom amigo, e por esse simples motivos pessoas ganharam um adjetivo que é quando são chamadas de " Anjos de Deus ", pois são inseridos em nossos caminhos não só para trazer alegria e coisas boas, más sim para que possamos descobrir o verdadeiro valor de uma amizade. O Amigo nós o respeitamos, torcemos por ele, só deseja o seu bem, morremos de saudades sempre. Amigo, aprendi no dia a dia que é o que demonstra com boas ações e não só o que fala. O Amigo sente quando algo não está bem com o outro, aqueles que não o são, nem ligam e nem comentam, ou se preocupam.

Amigo é aquele que te abraça forte e com carinho e te olha com meiguice bem dentro dos teus olhos, ele te abraça ligeiro e te aconchega nos seus braços com um olhar mais demorado para o seu olhar. O Amigo verdadeiro se preocupa conosco, o falso te acusa de coisas que você nem pensou em fazer. Estas palavras descrevem muito bem como reconhecer um verdadeiro amigo e também ser um verdadeiro amigo. Se bem que em todos os tipos de relacionamentos sempre ou quase sempre poderemos nos decepcionar, então teremos que estar preparados para tudo. Isso também é ser um bom amigo.

By Fátima Damiani