A LIRA DOS  IMORTAIS

(Primeiro   prefácio)


“Ora, vede irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.(Primeira Carta de Paulo aos Corintios ,Capitulo  I ,versos26-29).
 
 

 Introito
 
No dia 01/02/2014,, voltei ao ninho dos que fazem   o Centro Leon  Denis ; foi  ali  onde eu recebi a primeira  oportunidade de assomar a tribuna  espirita. Fui trabalhar do Alan  Kardec   por um bom tempo .mas depois  adentrei  o  espiritualismo,  pois como diz Kardec  na Introdução de seu Livro dos Espíritos  “Aquele que crer  em algo além do corpo  é espiritualista , sem  necessariamente ser   Espirita”.

Como devoto de Krisna adentrei o Vedanta, estudei Madame Blavastck ,Krisnamurt . Satya Saiba Baba... E achei que tudo  isso  foi  necessário  para refinar  o  meu espirito ;  não sou  pessoa elevada,  apenas  me sinto um canal ,por segundo a Bíblia ,  “O Espirito sopra  onde quer”

La encontrei  a professora Carminha  e vovó Ceicinha ,  e também um senhor   muito  culto chamado  “Bel” , que  me  indicou a Soares, que era segundo  ele , Dirigente da Associação Espirita de Caruaru , que iria  ler  os textos  e  indicar-me a disciplina  adequada  _caso fosse consistente o fato de essa minhas mensagens estarem vindo de fontes  puras e comprovadamente elevadas_  ou  o tratamento  para a desobsessão.

Considerando que o Cristo disse_ “Pelos seus frutos os conhecereis”, penso na minha ignorância que  aquilo que  maneja meu  pensamento   para a escrita dos textos  não  poderia vir do  mal , como diz Kardec  quando se refere que  muitas  objeções contra  o Espiritismo provem daqueles que acreditam  que  todo  o edifício da doutrina  Espirita viria de Satã  e como  poderia um ser votado ao  mal pregar  o bem? Ou Satã estaria equivocado ou existiriam dois diabos!

Em relação as  obsessões , Kardec ainda  na  introdução do Livro dos Espiritos diz claramente que  Fenelon ( Flancois Fénelon),teólogo católico ,poeta e escritor  inglês, de grandiosos talentos e  maiores ainda virtudes , ao ser invocado hoje ,poderia , ao invés de vir , ser representado  por alguém de seu  mesmo nível que assinaria como se ele fosse , e  isso  não seria considerado  pelos espiritas como  mistificação,  e  por que então , se os grandes poetas do  passado ,  não estando presentes  aqui, enviasse  aqueles outros que  passam hoje  pelos dilemas da alma que antes  os originais  passaram , e tendo  os mesmos talentos na domínio da linguagem e do estro  poético ,ser  simples mistificadores?
 
Pelas mãos de  médiuns menos versados em  literatura, surgem algumas vezes poesias de sublimidades  e pureza impecáveis  que  os melhores  poetas humanos não desaprovariam , diz ainda  o grande Codificador da Doutrina Espirita  na  introdução  do livro supra citado. Agora, em falando de mim perdi  o  pai aos  13 anos, aos 14  fui tirado da escola ,e  só  tive  oportunidades de voltar  como aluno  ouvinte  anos depois; não terminei nem  o  primeiro grau costumeiro ,e  o fato  é que estou escrevendo  poemas que , com certeza deixaria  o  literato mais sério um  pouco  de  pé atrás antes de condenar minha obra , que como digo , não  é  minha  ,mas deles!
E também  não estou  buscando  o espiritismo  para  me divulgar ,posto que sou  la fora ,um exotérico  excelente e bastante requisitado ,e se pude  ficar sem  isso ate agora ,porque  não  poderia continuar sem?  Ora, se venho a procura de conhecimento  é apenas  para adestrar  o  talento  natural para que seja   um caniço de bambu  por  onde a divindade sopra ; sou bramacharya  ( celibatário espontâneo),  não sou dado ao álcool e  nem  o tabagismo. Então  por que , a  mais Alta Espiritualidade  querendo não  me  usaria?

Pois bem:  fiz  o certo_ separei  30 poemas  ( na  maioria sonetos), para apresentar a Soares,  para que  o mesmo  possa ,  na  utilização do bom senso , que lhe  é esperado  por ser  um Lider  em tão grande movimento , que um vez  vendo a confirmação do dom , e  isentando-me de uma  obsessão espiritual ,e  não vendo em  mim  um médium  tão elevado para tais alturas líricas ,  pelo menos  me deixe a  pecha de  imitador de  Bocage , Cruz e Souza, Antero de Quental  e  outros desconhecidos , tão anônimos como únicos na  sua forma de escrever. Eu ainda me sentirei um gênio,  isso  não digo  por vaidade ,pois que sendo compositor em  minha terra ,  já de  muito vejo  meu  nome brilhar no  período  junino ,pelas  vozes de grandes artistas da minha terra...
 
Creio que dando essas explicações terei mais facilidade em ser  entendido. Sem passar por preconceito  da parte dos Espiritas  por ser “trabalhador de ultima hora” , como diz o Evangelho de Jesus...E que Deus  ilumine a  nos todos!
 
Peço  vênia  para irmos aos poemas  que tem como titulo  o singelo titulo de A LIRA DOS  IMORTAIS.
 
O Autor.
 
A Lira dos Imortais
Enviado por A Lira dos Imortais em 17/02/2014
Reeditado em 17/02/2014
Código do texto: T4694449
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.