Sem base, sem construção.

Desenvolvimento educacional com poucas perspectivas, e investimento defasado, é um problema que a aflige a população, e uma questão que é levantada cada vez mais entre os brasileiros em busca de uma solução para esse déficit.

Em centenas de cidades pelo Brasil, a população sofre com condições precárias no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos. Muitos problemas são levantados, como falta de verbas para material escolar, prédios em condições insalubres para utilização e sem estrutura adequada para um ensino completo, falta de motivação de alunos e a falta de motivação professores principalmente pelo salário que muitas vezes não é o ideal, dadas devidas circunstâncias para o processo de alfabetização.

A causa para o buraco presente nesse importante aspecto de um cidadão, é o pouco planejamento do governo para a reorganização da estrutura de aprendizado no país. Os meios de levar aos brasileiros um aprendizado digno, não são bem estruturados, e isso causa um revés na base das crianças. Essa base é o primeiro ponto que exige uma mudança, para que uma solução real seja posta em prática.

Acredito que a primeira medida para um real desenvolvimento do processo de alfabetização e melhores condições educacionais no país, é a implantação de algo inovador nos primeiros anos de aprendizado, como pequenas dinâmicas, ou a inserção de atividades artísticas ou até mesmo físicas, que os incentivem a aprender, e a entender que papel social o conhecimento pode trazer. Uma educação social, também influencia no futuro dos estudantes, levando-os a ter consciência da importância do conhecimento para um futuro melhor. Diante disso, os alunos ficariam mais motivados e consequentemente os professores também, pois o retorno dos alunos garante a satisfação de muitos professores que tem o prazer de lecionar.

Portanto, é possível compreender que melhorar as condições de ensino é possível, porém, um pequeno empurrão, e o cuidado para que a base dos estudantes não seja comprometida é necessário. Sendo assim, com estudantes e professores motivados, não só a educação melhoria seus índices, como vários outros também seriam afetados. A educação tem sua própria base, mas também serve de base para diversos setores que também necessitam de um grande desenvolvimento.