O SONHO IMPOSSÍVEL

Tema: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?

A humanidade possui dois lados do caráter: o bom e o mau. Na contemporaneidade, presenciamos um mundo mais individualista e mais insolente, obtendo para si o gabo e crescimento do ego.

Observa-se que a sociedade está cada vez mais corrompida nas relações sociais: críticas a um vizinho desconhecido, pouca importância para com os enfermos e o meio ambiente. Esses são fatos que mais são vistos e que não deixam dúvidas de que doravante dificilmente haverá altruísmo, nalgum período.

Além disso, o modelo social atual está cada vez mais capitalizado, e burguês, no qual a matéria- prima é maior do que a essência de ser e viver. Ou seja, o individualismo está no primeiro posto; a coletividade, no segundo. Não que isto esteja errado, mas, conscientemente, porque o progresso da sociedade ocorre por meio da comunhão. Para isso, tivemos intelectuais da filantropia, os que desejavam uma sociedade justa - Mandela, Martin Luther King, Gandhi e Chico Mendes.

Deste modo, pode-se dizer que o altruísmo e o pensamento a longo prazo são conceitos difíceis de serem alcançados numa sociedade em que maior parte preocupa-se num futuro - de planejamentos curtos e sem objetividade - e com o poder de tudo para si. Esta é a péssima realidade à qual nos defrontamos.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 19/01/2014
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T4656513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.