O HOMEM X ANIMAL ?
Gente... Estou entalada, e não vou engolir essa pedra sozinha. Sei que vou mexer num vespeiro, mas... De imediato deixo claro que tenho uma linda cadelinha com o nome Melinda. Carinhosamente a chamamos de Mel e somos apaixonados por ela. Digo também, que não admito maus tratos a nenhum tipo de animal, porque tudo o que compõem a natureza e engloba nosso mundo terrestre deve ser bem cuidado e preservado. Alguns dias atrás a mídia veiculou uma noticia sobre o abandono de uma cachorrinha numa das vias de maior transito em São Paulo. A senhora responsável por tal ato cometeu um erro, isso é certo. Agora, era necessário todo estardalhaço feito pelas pessoas e pela mídia a ponto da moça perder o emprego e sofrer ameaças, correndo o risco até de ser linchada? A cada dia eu me surpreendo mais com o chamado ser humano, tão pronto a atirar a primeira pedra e tão tardio para levantar a mão de misericórdia. O que não significa compactuar com o erro cometido. Eu fico me perguntando por que não fazem tamanho movimento em prol de tantas crianças abandonadas e maltratadas que existe não só aqui, mas em todo o mundo. Na semana passada eu visitei um orfanato, encontrei mais de trinta bebês de 0 a 3 anos, fora os adolescentes que cresceram ali dentro. Tirando o fato da maioria das pessoas escolherem recém-nascidos, a burocracia do judiciário impede que essas crianças venham a ter um lar e sejam adotadas mais rápido, sejam libertas de um passado de fracassado, herança de seus pais biológicos. Porque não há empenho de pessoas, dos veículos de comunicação e do próprio ministério publico em favor de tantas crianças que sofrem? Crianças que tem seus corações feridos e sentimentos quebrados, ao contrario da cadelinha pretinha, que teve sua causa recebida por milhares de pessoas revoltadas com sua ex-dona. Será que estamos chegando ao ponto de um animal ter mais valor que a vida humana? Pessoas que saem todos os dias com animal para passear, com toda paciência esperam fazer suas necessidades (muitos nem recolhem a sujeira de seu animal), mas deixa de castigo o filho que urina na cama (conheço pais que fizeram isso). Eu reconheço que o cão é fiel a seu dono, amigo e companheiro. Que muitas pessoas não merecem nem mesmo estar junto com outros seres humanos. O que não devemos esquecer é que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e não os animais. Que Cristo veio ao mundo para salvar a homens, que ao homem foi dado o direito de sujeitar toda a terra. Já não basta a violência que presenciamos todos os dias, corremos o risco de amanhã vermos pessoas sendo agredidas e feridas em uma possível chacina por causa de um animal. O próprio homem tem sua responsabilidade nisso. Endureceram seus corações, amaram mais as coisas do que as pessoas cauterizando seus sentimentos. Afastaram – se uns dos outros, elegeram a tecnologia como sua companheira. Deixaram que a solidão fosse preenchida pelos bichinhos de estimação. Eu trabalho com pessoas, com crianças e sei o quanto um animalzinho pode fazer bem para alguém, mas não me convenço que esse animal deva ser posto acima do bem estar de qualquer ser humano.