A IMPORTÂNCIA DA DEMOGRAFIA PARA O ENTENDIMENTO DA DINÂMICA SOCIAL

Segundo o Dicionário Online, Demografia é a “Ciência que tem por objeto o estudo quantitativo das populações humanas, de suas variações e de seu estado.” A Demografia ainda se define em relação ao estudo aplicado, entre ampla e restrita, pode-se dizer que ambas são importantes para compreender a dinâmica populacional, sendo que a ampla por se harmonizar com maior facilidade com outros campos do conhecimento, se torna igualmente relevante para os estudos da Geografia da População.

Quando se relaciona os estudos da Demografia e todo o seu lado estatístico, ou seja, a Demografia em seu ramo restrito, busca-se o conhecimento mais numérico da população, um exemplo claro disto é a análise do crescimento da população e do número de pessoas alfabetizadas no município de Águas Belas – PE entre as décadas de 1980 e o último censo realizado em 2010 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Neste levantamento realizado em 1980 a população era de 36.647 e o quantitativo de pessoas alfabetizadas era de 8.505, em 2010 estes números aumentam para: população de 40.235, e o número de pessoas alfabetizadas para 21.283.

Isto é uma amostra que as informações demográficas são necessárias para o entendimento da sociedade e suas dinâmicas, pois a partir disto pode se compreender processos e políticas que foram ou são tomadas para lidar com novas situações, no caso o analfabetismo e outras séries de políticas públicas correspondentes ao auxílio desta nova demanda (o crescimento populacional). Este mesmo método pode ser aplicado quando se refere à mortalidade, fluxos migratórios e imigratórios, sexo, gênero e etc.

Os estudos demográficos tem como foco a técnica e a estatística, numa abordagem mais socioeconômica, o que permite a diferentes ramos de estudo fazerem análises a partir dos dados demográficos, afinal existem muitas outras ciências que também estudam as populações, como exemplo temos a economia, sociologia, ciência política, antropologia, etc.

Consolidando, existem alguns desafios que a Demografia precisará enfrentar no futuro, dentre eles podemos citar: qual o ritmo de crescimento demográfico capaz de favorecer o crescimento econômico? Neste aspecto também existe o desafio de precisar o tamanho ideal de uma população, além do debate árduo sobre a relação crescimento populacional versus desenvolvimento econômico, entre outros porvindouros desafios da sociedade futurista.

REFERENCIAS:

SANTOS, Marcia Moura. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco-IFPE e Universidade Aberta do Brasil-UAB, Recife: 2011.

MATUDA, Nívea da Silva. Introdução a Demografia. Departamento de Estatística – UFPR, 2009.

Ildebrand Gutemberg e Renato Menezes Pereira
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 30/11/2013
Reeditado em 30/11/2013
Código do texto: T4592508
Classificação de conteúdo: seguro