EXEMPLO DE Carta aberta: Água: o "Ouro" que disperdíamos... NOV./2013

Carta aberta

aos moradores de Santa Bárbara d’ Oeste

A água é um bem divino, que nunca teve seu real valor. Apesar desse bem ser encontrado em abundância na terra, apenas uma pequena quantidade é útil para insumo e consumo dos seres humanos. Este é o ano internacional de cooperação pela água, e com este convite pretendemos mostrar a importância da água.

À água que poluímos é oriunda de rios e quando a utilizamos, esta vai para o esgoto, onde vem a ser tratada para depois ser devolvida para os rios. Mas qual o grau de dificuldade do tratamento da água? Para a maioria das pessoas é apenas entrar suja e sair limpa, mas não é assim. A água passa por vários processos , tanto físicos, químicos e biológicos, para poder ser devolvida aos rios sem prejudicar a natureza e os seres vivos. Para o consumo, o tratamento é mais intensivo, pois são adicionados substâncias benéficas aos seus consumidores, visando garantir a melhor qualidade possível.

Não damos valor e não utilizamos sabiamente este bem natural, deixamos de ter atitudes simples como fechar torneiras na hora de escovar os dentes e lavar louça, tomar banhos mais curtos visando não jogar este ouro pelo ralo, pois a água é ouro, sem água não há vida, sem água não há nada.

Ainda não sofremos com problemas relacionados com a falta de água em nossa cidade, porém em alguns lugares do mundo, um copo de água mineral vale mais do que podem pagar. Mas porque mesmo sendo divulgado sobre os futuros problemas de escassez de água em televisões, jornais, revistas, internet etc. as pessoas ainda a desperdiçam? Acreditamos que por não nós faltar água, nós desperdiçamos, não nos preocupamos com a futura falta para as próximas gerações.

Convidamos vocês cidadãos de Santa Bárbara d’Oeste para economizar a água e saber usá-la no dia a dia. Em nossa escola, o 2 B, estará a disposição para esclarecer as dúvidas sobre a real questão do uso da água e nos levar à reflexão sobre o tema.

24 de novembro de 2013.

Luan Pessoa, representando o 2B, alunos da Escola Técnica Estadual Prof. Dr. José Dagnoni

Luan Pessoa e representando o 2B
Enviado por J B Pereira em 24/11/2013
Código do texto: T4584864
Classificação de conteúdo: seguro