O QUE É UM MESTRE
"Mestre é quem de repente aprende". A famosa frase de Guimarães Rosa, inserida em nossa literatura pela boca de Riobaldo em "Grande Sertão: Veredas", sendo assim, tão simples, possui uma profundidade que muitos não conseguem alcançar. Ou seja, mestre não é aquele que sabe tudo. Até porque ninguém conhece tudo.
Conheci muitos doutores burros. A seara do processo civil, por exemplo, tem muitos deles. Não vou citar nomes. Alguns são ilustres e não quero criar uma polêmica tola. Mas sabemos que, desde a estadia, entre nós, de Liebman até os dias de hoje, houve um grupo que "empacou" em velhas idéias que a vida foi tratando de desmentir.
A culpa disso tem um nome: vaidade. Aqueles que recebem prêmios, honrarias e títulos por um esforço certamente louvável possuem a tendência de ficarem cegos por tais homenagens. A opinião pública é uma merda, eu diria citando Heidegger, mestre dos mestres que, aliás, detestava ser citado. Pena que ele esteja morto e eu não tenha a honra de ser rebatido por ele.
Então ser mestre não significa ter todo o conhecimento. Mas, além disso, cultivar virtudes. Principalmente a mais difícil delas, a humildade. A humildade é tão humilde que duvida ser virtude, disse Andre Comte-Sponville. É por isso que muitos homens não conseguem ultrapassar a barreira entre o especialista e o mestre.
Este possui uma abertura que o faz criticar constantemente o conhecimento adquirido. Está sempre em busca do novo. Aquele, não. Se recolhe ao mundo de fantasia criado pelo que incorporou e só sai dele quando os fatos o deixam ridiculamente desnudo. E o engraçado é que a maioria deles prefere continuar defendendo as velhas ideias. Não é vergonha reconhecer que se está equivocado. Mas é muito duro quando se é dominado pela vaidade.
Aliás, o conhecimento está sempre se renovando e o bom mestre espera ser superado. É o que já dizia o velho Aristóteles, o homem que foi a raiz de todo o pensamento ocidental. O que amo na filosofia é o exercício de humildade a que ela nos obriga, se quisermos entender certos conceitos.