Redação Enem 2013: "Uma dose de conscientização"

Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Título: Uma dose de conscientização

Devido a sua facilidade de memorização, o slogan “Se beber, não dirija”, promovido na divulgação da Lei Seca, caiu na boca do povo e se enraizou de tal forma, a ponto de servir como pastiche ou paródia a diferentes propósitos. O fato é que o emblema, que aconselha ao mesmo tempo que emprega uma condição, é um dos elementos causadores dos bons efeitos obtidos pelo projeto na sociedade brasileira.

Segundo dados oficiais disponíveis no site da campanha, entre os resultados está a diminuição em 13% no atendimento em hospitais, assim como a redução de 6,2% na média de vítimas fatais. Sabe-se que o Brasil ainda amarga ser um dos campeões mundiais em acidentes de trânsito – muito também pela precariedade de suas rodovias –, mas esses números já apontam luzes ao fim do túnel.

Ademais, a sociedade em geral participa de uma forma muito válida nessas conquistas. Apesar de no início haver o medo de comerciantes de perderem venda e freguesia, agora parte de alguns deles a oferta de serviços (como chamar táxis ou até mesmo levar o cliente para casa) e inclusive estratégias lúdicas a fim de conscientizá-lo. Esse movimento é, portanto, causa e efeito da boa aceitação da iniciativa e dos frutos dela oriundos.

Mas não nos iludamos, pois existe uma estrada ainda muito longa à frente, principalmente no que tange à educação. As receitas das multas aplicadas necessitam custear ainda mais a campanha, sobretudo nas redes sociais, onde estão os jovens. E, nas escolas, desde já é preciso que os didáticos apontem o tema para que os filhos levem a reflexão a seus pais.

Multar não é educar, é punir. Quando todos finalmente conseguirem chegar a esta conclusão, então estaremos vivendo em uma sociedade não só mais justa no trânsito como, principalmente, na vida.

Dan Niel
Enviado por Dan Niel em 27/10/2013
Código do texto: T4544740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.