Advogado em Jataí - GO... (Uma história real)

Um menino nasceu nesta cidade e assim que começou a frequentar a escola passou a receber insultos, assim:

_ João bobo aonde vai?

_ João bobo olha pra mim!

Além de intermináveis carreiras.

Os anos se passaram e nada mudava na vida do menino João que agora era um jovem.

Um dia o filho do delegado da cidade, mal educado, acostumado a ter todas as suas vontades atendidas, agrediu verbalmente o João que agora já estava com 30 anos, mas naquele dia, João reagiu e atirou uma pedra que acertou o jovem insolente.

Imediatamente João foi preso, ninguém se habilitou a defendê-lo, família pobre, homem com aparência diferente,...

Mas um jovem advogado, idealista, recém saído da faculdade, ainda não contaminado pelo bichinho da DESCRENÇA, resolveu defender João.

Ele pensou, pensou e pensou como mostrar o que João sentiu nos últimos 30 anos.

E naquela manhã, com o tribunal lotado, um jovem advogado se levantou para fazer a defesa e por quinze minutos repetiu a frase:

"_ Excelentíssimo senhor juiz... Excelentíssimo senhor juiz... Excelentíssimo..."

O Excelentíssimo senhor juiz não aguentando aquele repeteco berrou para o advogado:

"_ O que é isso? O senhor está me achando com cara de bobo?"

E então o advogado falou, após olhar o relógio:

"_ Eu repeti por 15 minutos, uma frase respeitosa ao senhor e senhor ficou descontrolado, ponha se então no lugar de meu cliente que tem ouvido frases injuriosas e ofensivas por 30 anos. E que só reagiu após 30 anos de sofrimento da forma que pode, com uma pedra, que se quer era tão grande, mas foi o suficiente para manter distante seu agressor, que se fazia acompanhar por uma malta."

O fim desse julgamento foi: a absolvição do réu e 15 minutos de fama para o jovem advogado.

Seja indulgente, se coloque no lugar do outro, e quem sabe venhamos a julgar menos a condenar menos e sermos melhores.