Limpeza dos rios

Os rios são fonte de vida. Desde que o mundo é mundo se utiliza as suas águas para regar plantações, pesca, tomar banhos e também para beber; para a navegação e até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios, iluminando as cidades. Para se manter assim os rios devem ser poupados de lixo e esgoto, que são descartados inadequadamente pelo homem, e a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. O crescimento das cidades e de sua população aumentou os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano. O excesso de nitrogênio e o fósforo, essenciais para a vida nos rios, podem causar um crescimento acelerado na vegetação o que prejudica os peixes já que diminui o oxigênio da água.

Para vivermos bem necessitamos construir uma consciência ecológica coletiva com a preservação do meio ambiente, significativa perante a população, mostrando a importância de se dispensar o lixo adequadamente criando uma mudança de atitude também nas gerações futuras. As sacolas plásticas e embalagens de alimentos compõem uma parcela expressiva dos detritos encontrados nas praias e rios em todo o planeta, é considerada extremamente importante a conscientização dos consumidores em relação ao uso e destinação correta dos plásticos, mas são encontrados diversos tipos de lixo nas margens do rio e também do mangue, como vasos sanitários, pedaços de colchões e até mesmo sofá.

Temos de despertar a sensibilidade da comunidade com relação ao cuidado do meio ambiente e à sustentabilidade de sua cidade, levá-los a entender que é necessário preservar o meio ambiente com ações permanentes. Somente com esse verdadeiro exercício de cidadania é que se poderá reverter a situação em que se encontra o planeta