SAUDÁVEIS DISCORDÂNCIAS
Tema: Relação entre gerações da internet e do papel.
Orientação: Relacionar formas pelas quais as gerações coexistem.
Gerações são passíveis de mudanças e divergências. Entretanto, qualquer delas contribui para a progressão da sociedade em variados campos - na ciência, na política, na cultura e nos meios comunicativos e entre outros. Aliás, interligam-se propondo novos modos de pensar, agir e idealizar.
Desta maneira, toma-se um exemplo contemporâneo - o das tecnologias digitais. Elas são as '' criaturas'' deste novo mundo cada vez mais globalizado e necessitado de mentes adaptadas às suas funções; mormente a mocidade. Neste caso, os bem adultos e idosos - acostumados à vida juntos aos clássicos meios comunicativos como o aparelho de rádio, jornais impressos e cartas - são tratados inferiormente em torno da modernidade deste século. Mas, nada os limita de expor seus saberes de relevantes períodos da história( Segunda Guerra Mundial e Ditadura Militar no Brasil) como forma de realimentar e repassar recordações de suas gerações aos herdeiros.
Além do mais, é sempre importante o valor da mutualidade e manutenção dessas gerações. Mesmo as interações mais simples podem se beneficiar de novos conceitos. A geração tecnológica pode mostrar as vantagens de uma comunicação eletrônica lépida e eficaz; já os amantes do papel ensinaram a intimidade, o conteúdo e a eficiência de uma epístola ou poema manuscrito. Isto é, não há melhores ou piores.
A adolescência do momento e adulta amanhã deve conservar este tempo em prol de uma sociedade, igual ou superior, enraizando a importância dos livros em papel, o uso consciente da internet e as relações sociais diretas.
Por isso, é de suma importância a coexistência de experiências, o compartilhamento do período vivenciado e o reconhecimento de cada marca de uma geração, para que tais gerações continuem se renovando, num movimento de construção e desconstrução.