Mais 5 dicas para a redação do ENEM
1- Evite repetição de palavras. Caso queira abordar um assunto já comentado anteriormente, esclareça da forma mais clara possível.
2- Traga fatos verídicos para argumento e defesa de sua tese. Isto é, você deve demonstrar qual é a sua posição (contra ou a favor) do tema proposto, mas sem se envolver diretamente na redação.
Lembrando: Nada de "eu acho", "eu penso", "eu creio" e etc., você não está escrevendo uma redação pessoal e sim DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA.
3- Não faça perguntas óbvias e desnecessárias na redação. Você deve levar o leitor à uma conclusão e não a um interrogatório. Indico que façam perguntas bem elaboradas apenas na introdução, mas elas devem ser respondidas no desenvolvimento (de preferência comprovadas com pesquisas e relatos).
4- Normalmente, na conclusão, você pode trazer uma solução para o assunto debatido. Isso faz com que os leitores tenham ideias mais claras e de possível concordância.
5- Lembre-se de alinhar o texto. Obedeça as margens. Uma redação visualmente organizada, com letra legível e com boa estrutura conta pontos.