A emancipação da mulher.

A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes, Karl Marx.

Dentre as lutas de classe, a de gênero, lamentavelmente ainda está presente na contemporaneidade. A mulher ao longo dos séculos tem deixado evidente a sua equidade e liberdade em relação ao homem, várias mulheres tiveram papel determinante no curso da evolução da sociedade, pode-se citar,como exemplo a Princesa Isabel, responsável pelo fim da escravidão no Brasil e Dilma Rousseff, por ser a primeira presidente mulher do Brasil, uma das maiores conquistas relativa à classe feminina, levando em consideração a baixa presença das mulheres no poder político, o preconceito e a discriminação.

Analisando o fio condutor da história, constata-se que o Feminismo surgiu no contexto da Revolução Francesa, através da ideologia propagada pela mesma de igualdade e liberdade, tal fato, foi responsável por inúmeras conquistas, como por exemplo, o direito ao voto e ao divórcio.

As mulheres de Atenas e as Amélias retratadas na canção de Chico Buarque e Mário Lago, respectivamente, existem em uma proporção cada vez menor, as mulheres contemporâneas ,ao contrário das citadas acima, não vivem para os seus maridos, não geram para os seus maridos, são independentes, donas de suas vontades, ou seja, são protagonistas da própria vida.

O crescimento da mulher no mercado de trabalho só tem aumentado, uma pesquisa realizada pelo Great Place Word, mostra que no Brasil 36% dos cargos de liderança existentes nas 100 melhores empresas para trabalhar são ocupados por mulheres. A maior participação da mulher no mercado de trabalho demanda muita dedicação, visto que, ainda há diferença entre a remuneração entre homens e mulheres em algumas empresas, mesmo com um documento da OIT que reconhece a igualdade de remuneração entre os gêneros.

A vida e a lei andam de mãos desatadas, e , mais difícil do que mudar a lei é mudar as mentalidades. A máxima todos são iguais perante a lei precisa ser cumprida para que ocorra uma mudança nas relações assimétricas entre homens e mulheres, construindo um mundo mais justo.

Letícia P Pinho
Enviado por Letícia P Pinho em 06/10/2013
Código do texto: T4514279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.