EXERCICIO DE CONVIVER COM AS DIFERNÇAS

EXERCICIO DE CONVIVER COM AS DIFERNÇAS

Viver com diferentes pessoas, não é algo fácil. Essa pratica se torna ainda mais difícil,aparte do momento em que cada individuo,não se vê na obrigação de respeitar seu próximo.É possível perceber essas praticas,em países que apresentam unidades diversas de pessoas,e de culturas.Sendo assim,quando a convivência em sociedade perde o vinculo do respeito,sem duvida não haverá um sentimento de isonomia.

O Brasil é um país de extensão continental, que apresenta uma diversidade cultural, porem, não existe de fato um total sentimento de respeito entre seus cidadãos. É muito comum perceber a existência e uma espécies de “medição cultural”,responsável por “medir” as diferentes culturas brasileiras.É provável,que esta divisão seja mais uma forma de exclusão social.Em suma pode se perceber que boa parte das expressões culturais consideradas indignas,são oriundas de comunidades carentes.O samba,o Rap,foram duramente perseguidos, pelo simples fato,de servirem como por ta voz das classes mais humildes do Brasil.

Um país que foi fundado com base escravocrata, ainda hoje guarda dentro de suas estruturas os resquícios da época colonial. O racismo que assola boa parte do país se torna responsável pela constante rechaça que ocorre em relação às culturas afro brasileiras. O candomblé e outras religiões de matrizes africanas,ainda são vitimas de perseguição e da intolerância,podendo ser citados os casos de constantes invasões,que ocorrem nos terreiros de candomblé.Vendo casos dessa maguinitude,é de clara percepção que muitas vezes o Estado se omite diante desses casos,causando uma sensação impunidade,e de insegurança.A intolerância religiosa e o racismo,não podem ser vistos como um simples exercício da ignorância alheia.Essas praticas preconceituosas,servem para marginalizar,e ate mesmo para dominar as minorias.Portanto,não se pode ter a ingenuidade,e fazer desses crimes algo menor.

O exercício de se conviver com diferentes pessoas e culturas, deve ser constantemente realizado. Caso isso não seja feito,corre-se o risco,de criar uma dinâmica de exclusão entre os membros de uma sociedade.A busca pela igualdade e pelo respeito ao próximo,deve ser realizada por meio de uma parceria do Estado e da sociedade civil.Dessa forma,será possível ter uma completa isonomia social

Raphael MUKUMBI Lisboa
Enviado por Raphael MUKUMBI Lisboa em 02/10/2013
Código do texto: T4507612
Classificação de conteúdo: seguro