Educação de valor, não para glamour.
É grande o coro que diz ser a educação a solução para os problemas sociais existentes no Brasil, mas não é menos verdade, porém, que a educação não é voltada para a aquisição de valores e sim uma educação em que se busca apenas uma técnica instrução, o que tem como consequência a atmosfera violenta que temos hoje.
Isso porque os valores não são difundidos como deveriam, o que faz com que os objetivos sejam alcançados através do consumismo, da cobiça e do egoísmo. Nem em seu estágio inicial de existência o home fora tão violento, e nunca se banalizou tanto à vida como agora.
São cada vez mais irrisórios os motivos pelos quais se tiram à vida de outrem, essa violência atinge todas as classes sociais sem distinção. Uns atribuem os altos níveis de violência à ineficácia e pouca quantidade das leis, mas temos aproximadamente Dois milhões e duzentos mil (2.200.000) dispositivos legais desde a esfera municipal até a federal.
As leis existem, mas enquanto não se respeitar o próximo, seu espaço as ideias, enquanto as pessoas forem alienadas e se deixarem alienar pela exigência dos padrões de beleza, de vida e deixarem o capitalismo ditar as suas vidas, as leis continuaram tendo eficácia apenas jurídica e não social.
Logo, uma educação voltada para a aquisição de valores, constitui em logo prazo uma solução para os problemas sociais, em curto prazo boas ações e um respeito maior ao próximo diminuiriam ainda que minimamente os atos violentos. Todos os esforços desenvolvidos nosso sentido de evitar o que gera os altos índices criminais devem ser louvados, e a luta cada vez mais forte, pois a violência é cada vez mais intensa.