Saúde públide de qualidade não depende só dos médicos

Todos nós sabemos que a saúde pública em nosso país está em situação precária. A importação dos médicos, a falta dos mesmos e de condições de atendimento são sérios problemas enfrentados pela população brasileira.

O governo federal anunciou recentemente o programa “mais médicos para o Brasil”, estabelecendo assim a vinda de profissionais graduados fora do país sem revalidação do diploma. Esse tipo de atitude coloca em risco a saúde da população, fazendo com que países carentes como os do continente africano sofra ainda mais com a falta desses profissionais, ou seja, esses países perdem médicos para as nações mais desenvolvidas. A falta de profissionais capacitados afeta praticamente todos os países do mundo, porém esse é um tema bem crítico no Brasil, fazendo com que cidades como o Rio Grande do Sul ofereça faculdade de medicina de graça para conseguir médicos.

Encaminhar médicos para locais que não possuem as condições mínimas de atendimento é jogar dinheiro publico pelo ralo, pois o profissional sozinho não resolve magicamente a precariedade da assistência pública. Más condições de higiene, instrumentos cirúrgicos esterilizados incorretamente e medicamentos vencidos são alguns dos problemas encontrados em hospitais da rede pública, essa precariedade leva então a interdição do hospital, e como ficam as pessoas necessitando de atendimento? O jeito é procurar um consultório particular.

A solução mais viável para o problema seria investir mais na saúde pública, propondo melhores condições de atendimento nos hospitais. Investir mais em equipamentos e em profissionais capacitados que zelem pelo seu posto de trabalho.

Obs: Redação nota 7.

Alex Reiller
Enviado por Alex Reiller em 17/09/2013
Código do texto: T4485261
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.