Dicas para redação dissertativa do ENEM

Assim como muitos jovens estou estudando e preparando-me para a redação do ENEM. E com tudo que aprendi até agora, vou passar meu conhecimento adiante com 5 dicas:

1 – Não é obrigado colocar título na redação do ENEM, é opcional. Mas indico que coloquem para, assim, esclarecer melhor o seu pensamento e argumento.

2 – Procure iniciar seu parágrafo de introdução sempre com coisas atuais.

Ex: “No mundo atual”, “Tem se discutido recentemente”, “Na sociedade contemporânea”, “A situação do fato...” e etc.

3 – Não deixe seu parágrafo com muitas linhas, indico que deixe NO MÁXIMO com 6, é o suficiente para abordar seu assunto e desenvolvimento, DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA.

Obs: Um parágrafo muito grande costuma ter frases longas, e isso faz com que o leitor se canse e às vezes até perca o acompanhamento do seu raciocínio que queira transmitir.

4 – Dois parágrafos é o mínimo e três o máximo para o MEIO da redação, ou seja, para o seu desenvolvimento. Isto é, a redação deve ter o parágrafo inicial (introdução), os dois (ou três) de desenvolvimento e por fim o parágrafo de conclusão.

5 – Use MUITOS sinônimos. Isso mostra que é uma pessoa culta e diversificada. Pois palavras repetidas deixam a redação “pobre”.

Obs: Ter um vocabulário farto ajuda bastante. Portanto leia o máximo que puder (principalmente notícias)!

Obrigada e boa sorte a todos.

Para mais perguntas e/ou dúvidas - facebook.com/ingridhanlley

Ingrid Hanley
Enviado por Ingrid Hanley em 15/09/2013
Código do texto: T4482766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.