Tema – Idosos em nossa sociedade: valorizados, desvalorizados ou privilegiados?
A possibilidade de descartar a desvalorização
A situação dos idosos perante a sociedade é muito criticada por serem um pouco mais privilegiados: Filas especiais, passagens, atendimentos e medicamentos gratuitos, preferência em determinados locais, dentre outras situações. Porém, em outros casos também são maltratados.
São incontáveis os fatos em que os idosos são desrespeitados, humilhados e ate mesmo vitimas de agressão. Pois, por terem uma idade avançada, têm um pensamento, comportamento e visão diferenciada dos demais. E os adultos, incompreensíveis, se tornam cada vez mais intolerantes com eles.
Tem-se percebido o quanto as pessoas são impacientes atualmente. Inúmeras tarefas, compromissos e afazeres que os tornam seres mal humorados, estressados e incapazes de agir generosamente com uma pessoa idosa, que necessita apenas de um coração que a valorize. Mas recebem desprezo e incompreensão.
Apesar dos idosos serem pessoas que não se assemelham aos mais jovens, por virem de outra geração, eles se esforçam para acompanhar e entender a atualidade. Portanto fazer o mesmo para com eles, mostrando devido respeito, perceberão que, mesmo diante de tantas tragédias, há humanos que tornam o mundo fraterno.