FELISQUIÉ presta homenagens a Wally Salomão, Vinicius de Moraes, Rubem Braga e Caymmi
 
Pela segunda vez uma cidade do sertão baiano terá uma festa literária. No período de 26 e 29 de outubro de 2013 será realizada a Festa Literária do Sertão de Jequié-FELISQUIÉ, que reunirá nomes importantes da literatura e de outras linguagens artísticas do País, com curadoria do escritor e jornalista Domingos Ailton e chancela da Academia de Letras de Jequié e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Dentre os participantes estão os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza, que debaterão dia 27/10 sobre o processo de produção e circulação de um livro. Estão confirmadas as presenças do poeta e produtor cultural Jorge Salomão, que está preparando um livro biográfico sobre o irmão Wally, dos escritores Maria Lúcia Martins, Antônio Torres, Carlos Ribeiro, Mouzar Benedito,  Aleilton Fonseca, Stella Caymmi, Kátia Borges, Mariana Paiva entre outros nomes da literatura baiana e brasileira.
 
“O encontro da poesia de Wally Salomão, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi com a crônica de Rubem Braga”. Com este sugestivo anúncio a segunda edição da Festa Literária do Sertão de Jequié – FELISQUIÉ convida os amantes da literatura para o evento, que será realizado em espaços acadêmicos e culturais como o Campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, o Auditório do SESC e o Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães e na Praça Rui Barbosa, em Jequié.
 
A FELISQUIÉ é uma realização da Academia de Letras de Jequié – ALJ e tem parceria da Pró–Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Proex da UESB e do Sesc e dos projetos Papo Lírico e Fala Escritor. Segundo o curador da FELISQUIÉ,  jornalista e escritor Domingos Ailton, esta segunda edição prestará homenagens ao poeta jequieense Wally Salomão, que estaria completando 70 anos de vida neste ano de 2013, e ao centenário de nascimento de Vinicius de Moraes, Rubem Braga e Dorival Caymmi. Para tanto foram convidados familiares e estudiosos da obra desses artistas. 
Além de palestras e conferência, ocorrerá também oficinas de criação literária de poesia, crônica e conto, comunicações acadêmicas de trabalhos literários e apresentações culturais.

 
VALDECK ALMEIDA DE JESUS (1966) é jornalista, funcionário público, editor, escritor e poeta. Embaixador Universal da Paz, Membro da Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras de Jequié, Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras de Teófilo Otoni, Poetas del Mundo, Fala Escritor, Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz e da União Brasileira de Escritores. Publicou “Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden”,Feitiço contra o feiticeiro”, “Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia”, “30 Anos de Poesia”, “Heartache Poems”, ”Yes, I am gay. So, what? – Alice in Wonderland”, “O MST e a Mídia: uma análise do discurso sobre o Movimento dos Sem Terra nos jornais A TARDE online e O Globo online” (co-autor: Jobson Santana), dentre outros, e participa de mais de 80 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 1000 textos. Colabora com os sites Favas Contadas, Artigonal, Web Artigos, Recanto das Letras, Portal Literal, Portal Villas, Pravda, PodCultura, Overmundo, Comunique-se, Dzaí, Difundir, Jornal do Brasil e Só Artigos. Tem textos divulgados nas rádios online Sol (Diadema-SP), Raiz Online (Portugal) e CBN (Globo).
 
Fonte: Iteia
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 09/09/2013
Reeditado em 18/09/2013
Código do texto: T4473900
Classificação de conteúdo: seguro