Novas tecnologias: um ferramental eficiente?
Os meios tecnológicos disponíveis à educação atualmente são inú-
meros, mas ainda precisa haver muita discussão de como torná-los
eficientes no processo ensino-aprendizagem.
Com as novas tecnologias os caminhos ao conhecimento se tornaram
riquíssimos. É possível se ter acesso a informações através de
ambientes virtuais abertos, que há pouco tempo atrás a poucos eram
restritas, e desta forma o processo educacional ficou mais dinâmico.
Todavia, há de se questionar se os agentes envolvidos com a educação
estão sendo treinados adequadamente, ou se estão buscando este
aperfeiçoamento para melhor utilização dessas ferramentas para
melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Ou se o aluno
está conseguindo aprender adequadamente ao utilizá-los. Ou
até mesmo se ele não está se perdendo no excesso de informações
presentes em ambientes virtuais, por exemplo.
Diante disso, o professor deverá atuar como orientador destes
novos processos, de forma a ordená-los para efetiva consecução de
educar o aluno, com vistas a torná-lo um agente de transfor-
mação social.