Expressando Democracia
A mobilidade dos jovens tem sido de extrema importância ao longo do século para o Brasil. Tendo como objetivo a busca pela democracia, por direitos e igualdade social.
Os movimentos sociais são de interesses de grupos que mobilizam-se para reivindicar a procura por melhorias, demonstrando indignação e rejeição por algo imposto, que obrigava-os a submissão. Os brasileiros, com o passar do tempo demonstram o descontentamento, indo às ruas para protestar.
No período de 1983 à 1984 a população mostrou-se insatisfeita com o regime militar e foram em busca da democracia, manifestando-se a favor pela volta das eleições presidenciais diretas no Brasil, movimento que ficou conhecido como "Diretas já". Em 1992, oito anos depois, houve o aumento da inflação, falência de empresas e denúncias no país, motivos que levaram o povo brasileiro a pedir o Impeachment de Collor.
Atualmente, com o avanço tecnológico os jovens do século XXI, usam os meios de comunicação para manifestar-se. O caso mais recente de protesto, ocorreu no início do ano pedindo o Impeachment de Renan Calheiros, sendo entregue aos senadores 1,6 milhões de assinaturas. Portanto, percebemos a força da juventude ao demostrar que não aceita a inércia e a inexpressividade diante do comodismo de muitos, ajudando na vida política brasileira.