Plágio: o que é e como evitá-lo na educação a na educação à distância

O plágio ocorre quando nos apropriamos da ideia de outro autor como se esta fosse nossa. São inúmeros os casos de plágio em todos os níveis. Desde as séries iniciais quando somos levados a copiar textos para pesquisas, não se constrói uma ideia a respeito da pesquisa, copia-se literalmente o tema e em muitos casos o docente aceita sem critério algum de exigência maior.

Nosso sistema educacional é uma representação daquilo que somos enquanto pessoas. Quando trabalhamos em uma instituição de ensino levamos para ela todo o nosso amadurecimento profissional e pessoal. Este perfil reflete em seu cotidiano e desponta lá na análise final do contexto educacional.

Entretanto, se não ensinarmos nossos alunos a construir ideias desde pequenos, formaremos plagiadores futuros, pois crescem acreditando não terem capacidade de pensar e organizar seus pensamentos de forma que outro possa ler. Seu senso crítico fica alterado deformando ainda mais através de cobranças absurdas tudo aquilo que pode ser exposto no papel apenas com simplicidade, organização e paciência. Todas as dificuldades acontecem por falta de hábito da leitura e do exercício da construção da escrita.

Logo, o sistema educacional tem que reformular-se de maneira sincera e justa. Ele é feito de pessoas, seres que precisam aprender e apreender valores morais para dessa maneira transmiti-lo ao organismo escolar, ao colega de trabalho, ao irmão, ao amigo.

Dessa forma, o plágio na educação à distância ou não, configura um desvio de conduta e este tem a ver com caráter pessoal. Atitude que levou a uma apropriação indébita caracterizando furto. E isso é moral corrompida que pode ser na Educação à distância ou em qualquer outro setor.

Contudo, os educadores estão encontrando alguns problemas enquanto profissionais, pois se formam, mas falta dominar conteúdo, ou seja, não sabem ensinar a produzir um texto, há ainda aqueles que sabem o conteúdo, mas ainda estão aprendendo a ser professores, encontrando dificuldades em envolver o aluno. Precisamos de uma sociedade amadurecida, comprometida com cada profissão que se escolhe, com cada pessoa que se aproxima. Pessoas honestas com seus valores e que ajude aos nossos jovens a serem íntegros, sabendo que para se chegar a um objetivo é necessário percorrer o caminho até o ponto final.

Portanto, se conseguirmos plantar em nossos corações e no coração dos outros a verdade, seremos profissionais completos e quando essas pessoas, fruto dessa educação plena for fazer seus cursos a distância já não precisarão copiar ideias de ninguém, assim saberão o valor das suas, e vão querer fazer a parte delas no processo histórico evolutivo e social.

LARA CARBONARA ACD
Enviado por LARA CARBONARA ACD em 20/08/2013
Código do texto: T4443422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.