Passado, presente e futuro: a influência dos imigrantes no Brasil.

Passado, presente e futuro: a influência dos imigrantes no Brasil.

No período colonial, a presença de imigrantes, vindo principalmente do continente africano foi essencial para o sistema conhecido como “plantation”. Com a chegada da família real, em 1808, e o fim da escravidão, em 1888. Deu-se início a falta de mão de obra no Brasil gerando a presença de novos imigrantes o País. A busca por melhores oportunidades sempre se faz presente nas escolhas, como ir de um lugar para outro. O Incentivo do Estado é influência direta para os imigrantes adentrarem no país.

Quando as terras brasileiras foram “descobertas” pelos portugueses, nas expansões marítimas, a possível presença de metais preciosos ainda era um mito, porém no período de 1530 começou a era da colonização no Brasil, trazendo a atual nação os escravos negros para trabalharem nos engenhos de açúcar, para assim alimentar economicamente a metrópole.

A Europa entre o século XVIII e XIX está sofrendo diversos conflitos com o império napoleônico, e em 1808 chega às terras a corte portuguesa que fugia do exército de Napoleão Bonaparte. Modificando o cenário país.

Nos anos de 1850 a lei Eusébio de Queirós proíbe o tráfico negreiro, afetando principalmente as colônias portuguesas, pois a sua base era o trabalho escravo. E em 1888 chega o fim da escravidão no país, abrindo espaço para a mão de obra estrangeira. Mas essa propaganda que trazia os imigrantes para o país era enganosa, oferecendo vantagens fictícias.

Nos diversos períodos da história, se fez presente a chegada de povos e culturas diferentes, vindo de todas as partes do mundo. Foram essas etnias que assim formaram que hoje é o povo brasileiro. Nos bastidores de tudo isso, sempre se fez, ou se faz, presente a economia, assim para influenciar ou repelir a entrada e saída de pessoas no país.

RD Souza
Enviado por RD Souza em 15/08/2013
Código do texto: T4435052
Classificação de conteúdo: seguro