DISCURSO DE FORMATURA

A vida é feita por escolha e cada uma que nós fazemos, nos leva a um destino diferente. Há alguns anos, eu e meus colegas tomamos nossa decisão, e se estamos aqui hoje é a maior prova de que isso é verdade. Se faz necessário optar por mudanças o tempo todo, isso pode começar com uma alteração de corte ou cor dos cabelos, tomar uma atitude diante alguma situação, se reeducar ( alimentação, trânsito), se abrir às inovações, ou até escolher um estilo de vida.

Como já disse Rubem Alves: “Não haverá borboletas, se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”. Quem falar que foi fácil sair do aconchego do lar, de seus familiares, de sua vida social, para se dedicar ao estudo da psicologia, será julgado hipócrita. Todos são merecedores da vitória, pois a labuta para chegarmos até aqui foi assídua. Porém é muito gratificante poder olhar para trás e dizer que valeu a pena todo esforço, todo stress em véspera de provas, todos os sábados sem festa para a conclusão de trabalhos. Valeu a pena porque estamos fazendo o que amamos, o estudo da psicologia, e só por isso tivemos força para estarmos aqui.

É claro que não podemos termos o mérito unicamente nossos, houve todo um aparato da equipe de professores, que sempre esteve à nossa disposição, assim como diretores e coordenadores, para nos ajudar em quaisquer circunstancias. E obviamente, o principal, a família, que foi por onde tudo começou, sem o apoio psicológico e emocional de nossos familiares muito provavelmente teríamos desistido. À todos vocês o nosso terno obrigado! Mas sabemos também pelo brilho de vossos olhos o orgulho que tens de ter feito parte significativa na formação de um cidadão. Como se diz em uma cantiga religiosa: “Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas...”.

Você faz suas escolhas, e as suas escolhas fazem você. Independente de quais sejam elas, a única certeza absoluta é de que o labor é árduo, mas no final de tudo, podemos nos orgulhar por termos sobrevivido à mais uma superação. A dificuldade é apenas um motivo de posteriormente darmos valor à oportunidade que tivemos pois não há glória sem cruz, e nem vitória sem sacrifício.

Gabi Chaveiro
Enviado por Gabi Chaveiro em 11/08/2013
Reeditado em 11/08/2013
Código do texto: T4429406
Classificação de conteúdo: seguro