Igualdade diferente

Segundo o artigo 5º da constituição federal brasileira: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".

Se pararmos para analisar, a vida humana e os fatos históricos em geral são ocorridas devido à não aceitação dos outros pelo que são. Hitler condenava negros e judeus, a URSS o capitalismo, EUA o socialismo, até o Brasil juntamente com a Argentina e o Uruguai condenou o Paraguai. Mais profundamente veremos que a condenação de um sobre o outro se dá pela ameaça que ele lhe parece. Quanto mais te incomoda e te causa ira, maior é o medo que lhe dá.

No que se trata da estrutura anatômica, somos exatamente iguais por dentro, o que nos difere são os aspectos aparentes, cor da pele, ou dos olhos, dos cabelos, estatura, presença de alguma doença , opção sexual, modo de vida. Mas porque tratar com diferença quem é negro, asiático, doente, homossexuais, sabendo que fomos gerados da mesma forma e teremos o mesmo final ?

É uma tarefa muito difícil, mas muito bonita, aceitar as diferenças. Mas é extremamente necessário, ao menos tentar, em vez de julgar. Devemos aceitar as pessoas como são e conviver com a opção de cada um. Além de fazer bem à alma, faz bem ao outro e à sociedade.

Os homens são iguais constitucionalmente e biologicamente, porém diferentes por completo em pensamento, estilo de vida, opção sexual. Viver em paz com a diferença é um papel muito gratificante.

Gabi Chaveiro
Enviado por Gabi Chaveiro em 01/08/2013
Código do texto: T4415361
Classificação de conteúdo: seguro