EDUCAÇÃO E CAPITALISMO

A educação vista como o meio mais simples e eficaz do individuo entrar no sistema capitalista. Onde o mesmo passa a entender todos os cantos e recantos de tal, compreendendo seu funcionamento e questionamentos. Daí surge á dúvida, por meio da educação como poderei entrar no sistema?

Para responder tal pergunta lembraremos o período o qual não se necessitava de um grande conhecimento para se trabalhar, até porque pessoas com um conhecimento elevado teria ciência de seus direitos e assim se teria “prejuízo”. Visando o capital se vira mais prudente em contratar pessoas com conhecimento baixo assim as prendendo em um trabalho escravo.

Porém a educação se tornou acessível a “todos” assim dando ao individuo melhores formas de entrar no sistema. Importante lembrar que com os avanços tecnológicos se fora bastante preciso a empregabilidade de pessoas com uma formação mais elevada, para a manutenção dos eletrônicos.

Hoje em dia com os avanços da educação podemos ver que os que de fato se dedicam conseguem uma boa posição e exercer uma função dentro do sistema. Mas será que o capitalismo e a educação se conciliam de forma confortável e agradável?

O capitalismo precisa de pessoas qualificadas, a educação gera as tais. Mas o capitalismo não acaba se tornando uma prisão mental para nossa sociedade? Onde o capital é o alvo se esquecendo do ser, e cada dia mais a humanidade vai se esvaindo.

Enfim, a educação é o melhor meio de se entrar no sistema, de poder fazer algo com o conhecimento ao seu favor, mas sem esquecer os seus princípios, o sistema precisa de você, mas até que ponto?

EDE BEKY H
Enviado por EDE BEKY H em 24/07/2013
Código do texto: T4402412
Classificação de conteúdo: seguro