NADA SEI DE PSICOLOGIA

Será que a psicologia é mesmo uma ciência? Não quero ofender ninguém, pois falo como um homem sem conhecimentos da área. Passei por alguns exames psicotécnicos nos lugares onde fui buscar emprego. Não entendi como riscar pauzinhos ou desenhar uma árvore pode mostrar para alguém que tenho problemas mentais que me incapacitam para exercer determinada tarefa.

Estou fazendo esta pergunta porque já vi pessoas aparentemente saudáveis serem reprovadas por estes testes, e outros amalucados passarem por eles sem problema algum. Aliás, presenciei discussões ásperas entre gerentes de área e psicólogos quando estes, em virtude de novos testes realizados, diziam que determinados supervisores não tinham “perfil psicológico” para o cargo, Muitas vezes, eram supervisores que exerciam o cargo há quinze anos, sem qualquer problema.

Na área jurídica houve muita discussão a este respeito, pois diversos editais de concursos públicos traziam a exigência de avaliação psicotécnica. Então acontecia o inevitável: após passarem pelas diversas fases do concurso, o candidato era reprovado neste teste. Bem, se não era maluco antes, com certeza depois desta reprovação ele ficava. O caso obviamente foi parar no Pretório Excelso (STF), que suprimiu quase que totalmente esta exigência, mantendo-a para alguns pouquíssimos cargos e que os critérios sejam totalmente objetivos, com direito de recurso daquele que se sentisse prejudicado.

A este respeito, Celso Antônio Bandeira de Melo, grande administrativista, foi, como sempre, brilhante: “Quem nos garante que quem elaborou a prova não é mais maluco do que aquele teve que a fazer?”. Há uma piada de que devemos tomar cuidado com psicólogos, pois quem faz psicologia geralmente tem problemas psicológicos e procura este curso por causa deles.

Sartre bate um bocado na psicologia em “O Ser e o Nada”. Os conceitos desta ciência são sempre redutíveis a outros, e a mais outros, etc. Entendo a crítica do filósofo de que tais conceitos seriam meras construções sem fundamentos científicos sólidos. Empiricamente sabemos de pessoas tratadas que acabaram cometendo suicídio ou crimes. Estudar a mente humana é a coisa mais complicada.

E ainda desconfio que aquela parte da psicologia que estuda o comportamento (o behaviourismo), junto com a sociologia, seria utilizada para induzir grandes massas humanas a agir desta ou daquela outra forma. Geralmente para o consumo de determinados produtos.

Bem, o texto não é para menosprezar a psicologia. Até porque não conheço nada dela. Houve época em que comecei a fazer um tratamento pois estava bebendo demais. Fui a algumas sessões, contei alguns fatos de minha vida. A uma certa altura do tratamento, achei que estava perdendo tempo. E me sentindo desconfortável em ter que contar coisas de minha intimidade a uma estranha.

A psicóloga, aliás, uma mulher bastante atraente, ainda telefonou para saber por que nunca mais voltei ao consultório. Inventei uma desculpa esfarrapada e prometi que voltaria ao tratamento após resolver alguns compromissos. Bem, atualmente tenho mesmo outros compromissos no horário em que costumava ir para lá. Talvez eu volte. Espero que já não seja tarde demais.