A Praça do Ferreira ao Turista.

Fortaleza possui em seus costumes um apelo muito forte pela vanguarda, pelo novo, pelo moderno. Isto pode ser comprovado no logradouro considerado pelo povo como “ o coração da cidade”: a Praça do Ferreira. Vale a pena conhecê-la!

A praça tem 172 anos e uma área de 7.603m². Encontra-se delimitada pelas ruas Major Facundo, Floriano Peixoto, Doutor Pedro Borges e Travessa Pará. A denominação – em homenagem ao Boticário Ferreira, figura ilustre do século XIX – foi a que persistiu entre várias que possuiu até hoje.

O logradouro guarda ainda muita coisa de especial como, por exemplo, o maior prédio de alvenaria do mundo com nove andares: o Hotel Excelsior, primeiro arranha-céu da cidade. Outro ponto histórico é a Farmácia Oswaldo Cruz, de estilo arquitetônico dos primeiros anos do século XX, além desta, há o Palacete Ceará, sede da atual agência da Caixa Econômica Federal e o do Pastor. Não podemos deixar de citar o prédio do antigo Cine São Luiz, ocorrem atualmente as apresentações do Cine Ceará, promovido pelo SESC. Outro importante prédio e que vale a pena ser citado é a do Hotel Savanah, juntamente com o Edifício Sul América.

Todo esse passeio dá fome, não é? Pois , então, emérito turista, não custa comer um pastel com caldo de cana na pastelaria mais tradicional da cidade: a Leão do Sul. Boa viagem! Volte sempre, nossa cidade aguarda ansiosamente seu retorno.

Moysés Severo
Enviado por Moysés Severo em 12/07/2013
Código do texto: T4383212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.