Qual o maior problema do Brasil?
Identificar qual o principal problema do Brasil é um desafio. Hoje manifestações tomam conta de nosso país reivindicando melhores condições de saúde, segurança , o fim do desemprego. Mas, o maior deles sem dúvida é a educação que é a base de tudo.
Mas qual a questão de nossa educação? Como resolve-lá? Atualmente a estrutura de nossas escolas é precária, os prédios caindo aos pedaços, salas quentes, bebedouros quebrados e a falta de merenda escolar assola nossos colégios públicos. O que desmotiva o aluno, pois enfrenta problemas em casa e tem que passar por outros nas escolas. Outro ponto que desestimula o aluno são aulas cada vez mais distante da sua realidade.Isso ocorre pelo porque nossos professores não são capacitados. Muitos desses alunos chegam às universidades, por causa das cotas, sem base, sem conhecimento, o que acaba obrigando o país a importar médicos de Cuba, por exemplo.
Quando digo que a educação é a base de tudo é porque ela está amplamente ligada à saúde, violência, desemprego, política e etc. Pois tendo uma boa formação desde a base (Ensino infantil e fundamental) podemos forma grandes médicos, policiais, advogados e engenheiros além de forma cidadãos civilizados.
A solução, primeiramente, pode estar do outro lado do mundo,ou seja, na Ásia. Precisamos deixar de imitar modelos antiquados (EUA e Europa) e imitarmos exemplos de Coréia do Sul e Japão, este último após se arrasado pela guerra investiram fortemente em educação. Melhorar a infraestrutura de nossas escolas, melhorando a formação dos professores pra aproximá-los dos estudantes. A escola também deve ajudar identificando alunos bagunceiros, conversar conversar com seus pais e uma pedagoga para ajudar a melhorar seu comportamento em sala de aula.
A educação não precisa somente de dinheiro, verbas, royalities, isso é essencial, mas se a mentalidade do professor e do aluno progredir a coisa vai continuar do jeito que está.
Obs.: Redação baseada na reportagem da edição 574 da revista Época em 2009.