A LEITURA POR DUAS VIAS

Entremos em uma geração repleta de inovações tecnológicas, avanços na digitalização, velocidade na comunicação social e entre outros passos. Juntamente a esses fatos tem-se a chegada de um estilo de leitura bastante em voga: o livro digital (popularmente nomeado de e-reader ou e-book). A leitura digital, principalmente em tablets, vem começando a passos fortes e rápidos uma ameaça de extinção ao formato impresso.

O certame entre estas duas alternativas de ler livros, a impressa e a digital, tende a acirrar-se. A maneira impressa sempre obteve e obtém, até então, o seu espaço no mercado, seu status de a única em design e material; a digital evolui e cativa, ligeiramente, aqueles consumidores que procuram ou necessitam um modo intuitivo e tênue de se deleitarem. Os dois lados devem permanecer por mais tempo em comunhão: aliás foram com os aparelhos eletrônicos como o rádio, videocassete e disco de vinil, quando a televisão emergira para o entretenimento. Calcule a idade dos livros em papel, e veja se é possível apagar um objeto tão rico e apreciado ao longo de milhares de anos? Creio que isso dificilmente acontecerá.

A virtualidade é o meio mais jovem da comunicação social. Ela possui uma variabilidade de estilos: na computação, na nanotecnologia, na digitalização, nos videogames e até então nos livros digitais. Ou seja, o mundo virtual,- como fez o livro em papel por séculos - tenderá, decerto, a conquistar os usuários. Entretanto, será uma outra via surgindo. Uma via não opulenta e saudável quanta a via da papelada, o qual, esta, sai-se a fertilidade das páginas novas ou velhas, o divertimento do folhear e a tradição de colecionar livros.

Assim, a ‘’ livraria digital’’ poderá diminuir a lucratividade das editoras e das bibliotecas e atrair um público-alvo precoce. Para isso, há de se executar mudanças em marketing e nas vendas de modelos digitais, maiores estímulos à meninada a privilegiarem livros em papel e a importância de os conservarem, cultural e historicamente.

Portanto, a resistência dos livros em papel para com os livros digitais tenderá a seguir firme. Ambas são valiosas e guardam um mesmo preceito: a leitura. Podem gerar divergências, todavia contêm a fonte do conhecimento.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 01/07/2013
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T4366086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.