Brasil, o país do futuro?

Muito se fala que o Brasil é o país do futuro, ainda mais nesta década onde as atenções do mundo estão esportivo vão estar voltadas todas para cá.Além disso ainda temos o pré-sal e os biocombustíveis que trarão recursos e são esperança de progresso para a nação.

Mas o Brasil é mesmo o país do futuro? O futuro já chegou ou ainda estamos distante dele? Para responder a essas perguntas, basta olhar ao nosso redor.Temos o crescimento desordenado das cidades, a falta de moradia, o que obriga a população a buscar áreas de risco, ou será que isso é ser um país do futuro? Ou ainda a exclusão social, a seca no nordeste, pessoas vivendo em estado de miséria sobrevivendo com cerca de R$ 2,17 por dia. Transporte público precário e com passagens cada vez mais caras, isso sem contar segurança, saúde e saneamento básico, que muitos turistas irão até precisar (caso forem assaltados, estiverem doentes e diversos contratempos)na Copa do Mundo e Olimpíadas.

O nosso país já poderia estar caminhando para o futuro. A solução pode estar do outro lado do mundo, simplesmente seguindo o exemplo da China, com seus investimentos em ciência e tecnologia ou mesmo a Coreia do Sul, que investiu fortemente na educação e na formação cultural do seu povo. Alem de politicas publicas de combate a pobreza, não com Bolsa "isto" ou Bolsa "aquilo", mas oferecendo emprego com carteira assinada, aliado a fiscalização do dinheiro publico e punição severa para políticos corruptos.

Estamos as margens de uma Copa do Mundo e Olimpíadas, onde receberemos turistas do mundo todo, só que infelizmente não estamos preparados e essas "reformas" (digamos assim), não são do dia para a noite, porem se iniciarmos isso agora, ai sim o Brasil sera o país do futuro.

Obs.1: Esse texto foi escrito antes das ondas de manifestações sociais no Brasil

Obs.2: A expressão "Brasil, país do futuro" tem origem em uma obra do escritor austríaco Stefan Zweig

Jair Victor
Enviado por Jair Victor em 24/06/2013
Código do texto: T4356779
Classificação de conteúdo: seguro