O porquê comemorar os dias do contra?

Muitos dias não deveriam existir, pois nos lembram de um fardo enorme que a sociedade carrega, fardo esse, antigo e ultrapassado.

Existem dia das mães, dia de Natal, dia de páscoa, dia disso, dia daquilo e o dia do contra, sim! O dia do contra. E por que existem dias do contra? A maioria das datas sempre são em comemoração há alguma coisa. O comércio ferve e o sabor do capital transpira, enfim, o importante aqui é entender a comemoração dos dias do contra. Fazendo uma análise pela internet você encontra o bendito dia do contra, porém em outro sentido, algo pejorativo “o dia que lúcifer caiu do céu”.

Os últimos dias foram em comemoração aos dias do contra, contra a discriminação racial e o dia Internacional da Síndrome de Down, ambos caíram no mesmo dia são casos diferentes, mas com a mesma essência, aliás, toda discriminação tem a mesma raiz entre algumas, o medo e as diferenças.

Agora você está sentado lendo esse texto e na sua mente pensando: Que horror! Preconceito, eu não tenho, bem, em nosso inconsciente sempre apresentamos preconceito sobre determinada situação ou objeto não tem como fugir, o problema é partir para discriminação superficial e sem lógica.

No entanto, se comemoramos tantas datas agraciadas onde presenteamos pessoas amadas, os dias do contra foram criados justamente pela necessidade de combater e debater alguma ferida aberta na sociedade que necessita de cura. Podemos olhar horrorizados para um coleguinha que olhou torto para uma criança especial ou chamou de retardado pelo fato dela não conseguir acompanhar os demais colegas em algumas tarefas da escola, ou imaginar que o cidadão trabalhador de 25 anos foi espancado por causa da cor de sua pele, é terrível!

O dia internacional da mulher foi fruto de uma história terrível e um acontecimento catastrófico, o dia deveria se chamar: dia contra a discriminação da mulher e sua luta. Porque comemorar o dia contra discriminação racial? Afinal não somos iguais? Seria utópico idealizar um mundo sem os dias do contra? Não custa tentar, quem sabe não precisaremos mais destes dias, todavia, enquanto existir precisa ser tratado e gradativamente abolido, porque só existem dias do contra porque existem feridas abertas.

Gilsagan
Enviado por Gilsagan em 17/06/2013
Reeditado em 03/06/2014
Código do texto: T4345709
Classificação de conteúdo: seguro