Vestibular: caminho para o sucesso

O Vestibular é o procedimento mais comum utilizado por universidades do mundo inteiro para a seleção de estudantes que desejam cursar o ensino superior, apesar de suas falhas principalmente no método brasileiro, o vestibular é a forma mais justa e eficaz para selecionar os alunos que almejam um espaço dentro de qualquer instituição de educação superior.

A “priori”, o vestibular garante o anonimato nas correções, todos os candidatos têm chances iguais de concorrerem às vagas, segundo, é claro, o preparo acadêmico de cada um. O vestibular privilegia a meritocracia, que é à base de qualquer sistema universitário de ponta no mundo, a aptidão e a habilidade são critérios decisivos e isto contribui para assegurar a eficiência e qualidade do ensino superior e evitar uma queda de rendimento. Há outras vantagens inegáveis que decorrem da utilização do vestibular em vez de outras formas de seleção (entrevistas, indicações, necessidades econômicas).

Nos Estados Unidos, por exemplo, o vestibular é decorrido por dois exames: SAT e ACT, cada estado escolhe um destes dois tipos de teste, mas não para por aí, as universidades pedem cartas de recomendação, histórico escolar, entre outros critérios avaliativos que certificam a competência do vestibulando, o resultado: os EUA possuem as melhores universidades do mundo, com destaque para Harvard, Stanford, Califórnia entre outras, além disso, mais de 80% da população estadunidense acima de 25 anos frequentou uma universidade segundo o último censo realizado em 2003.

No entanto o vestibular brasileiro apresenta uma série de deficiências, a fundamental é a disparidade entre os estudantes da rede estatal e privada, sendo que estes últimos apresentam uma significativa vantagem em relação aos demais quanto ao preparo e qualidade do ensino adquirido durante o colegial.

Para solucionar tal questão, e necessário que o Estado invista em melhorias para educação pública, que está sucateada, dando atenção especial para o ensino médio, incrementando a pesquisa científica de forma que os alunos se tornem mediadores do próprio conhecimento, o vestibular também deveria inserir outros critérios de avaliação como, por exemplo, o histórico escolar, testes de aptidão. Através disso resolveríamos os disparates do vestibular brasileiro o tornando mais equitativo.

Lucas Portilho
Enviado por Lucas Portilho em 10/06/2013
Código do texto: T4335188
Classificação de conteúdo: seguro