O Meio e a construção da identidade
É inegável que a sociedade na qual vivemos, exerce uma poderosa e decisiva influência na construção do nosso “eu”, isto é na identidade de cada um, todas as ideias que desenvolvemos por mais que julguemos serem apenas nossas, com certeza possuem alguma inspiração ou intervenção do meio ao qual fazemos parte e dos indivíduos que convivem conosco socialmente.
A famosa frase “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe” (Jean- Jacques Rousseau) expõe como a influência da sociedade afeta o indivíduo, o pensamento de Rousseau faz-nos perceber que o homem, ser social, inicia de fato o desenvolvimento da sua identidade a partir da interação que mantém com o meio em que vive, e por ele é influenciado, outro filósofo famoso Karl Marx chamou a influência do meio e do sistema sobre o pensamento das pessoas de alienação.
A Influência midiática é um exemplo básico dessa situação, a conduta de muitas pessoas é costumeiramente guiada pelas propagandas que rodeiam os meios de comunicação, o modo de vestir, de falar, a identidade do sujeito é totalmente adaptada aos moldes do impulso publicitário e fatalmente nos temos na sociedade uma espécie de “Crise de Identidade”.
Outra influência destacada é a do meio familiar, a família por ser o primeiro grupo ao qual o indivíduo tem contato, desempenha fortemente um papel decisório na vida da pessoa, quem nunca escolheu sua profissão a partir do desejo dos parentes? Ou seguiu uma profissão apenas por tradição familiar? Pai e mãe são geralmente os que mais influenciam nessa questão.
Diante disso, está claro que nossos pensamentos e decisões são moldados a partir da influência do meio em que convivemos (mídia, família, amigos, etc.) podendo ser isto algum bom ou ruim, dependendo de que sistema de ideias o sujeito absorve, nossa identidade é construída pelo meio, para o meio e com o meio, sendo isto algo quase que intrínseco de nossas vidas.