O QUE NOS TROUXE ATÉ AQUI?
O que leva um adolescente a cometer um crime (seja ele de qual nível for)? O que justifica essa atitude? Quem errou: a família, na educação que deixou de dar, o governo ou, até mesmo a sociedade? Quem fez com que se chegasse à situação de ter “crianças”, necessitadas de punições destinadas a adultos?
Atualmente um assunto vem gerando discussão: a redução da maioridade! Nota-se que todos desesperadamente procuram achar culpados para justificar essa tremenda “saia justa” que a sociedade se encontra. A justificativa mais utilizada é a situação financeira, seguida por: falta de oportunidade, falta de educação de qualidade, escassez cursos profissionalizantes, sociedade corrompida e etc. Será que são justificativas válidas para tantas atrocidades que os cidadãos sofrem diariamente ? Fica-se sem palavras quanto à idade dos infratores atuais, dos bandidos perigosos, dos estupradores, dos assaltantes. Menores de idade que oferecem risco as pessoas que estão voltando ou indo aos seus trabalhos, que trabalharam o dia inteiro, ou à noite, e de repente, do nada, eles surgem e levam o seu carro, sua moto, seu dinheiro, ou até pior, a vida de alguém.
Quanto à punição, nada se sabe. Já que a grande maioria se livra de uma maneira quase que legal do que deveria ser sua “responsabilidade”. Os cidadãos de bem, o que perdeu ou sofreu algo, na maioria das vezes traumatizante, fica apenas com o senso de justiça ferido. E ai cabe um velho ditado “violência gera violência”.
É necessário parar de procurar culpados e encontrar soluções plausíveis para esses menores, que estão na maioria das vezes perdidos. Os motivos que geraram toda essa desordem há essa altura já não são tão necessários. Precisa-se de uma recuperação de parte das perdas, pois algumas se tornaram irreversíveis .