Educar, uma constância

Educar não é bater. É estabelecer diálogos no sentido de instruir um indivíduo desde a sua mais tenra idade. Ao passo em que um bebê vai crescendo, vai aprendendo a se comunicar com a mãe ou o pai. Em determinado momento ele já entende o que é um sim ou um não. É exatamente aí que começa o processo de instrução por parte dos seus responsáveis. Muitos pais dizem que não farão com seus filhos o que seus pais lhes fizeram. Realmente não é necessário espancar, maltratar, ferir com palavras, etc., mas o que muitos esquecem, e por fim acabam pecando nisso, é que a criança precisa de limites. Ser um bom pai ou uma boa mãe não é deixar a criança fazer o que quer, e sim, ensinar a ela o caminho no qual ela deve andar. Há uma linha limite até ela pode ir, e ao passo que pais e educadores mostram isso à criança ou adolescente, cria-se um sentimento de segurança e auto-confiança que durarão para o resto de sua vida. O grande problema é que pais bobos se encantam quando veem a criança fazer uma série de coisas, e com isso acabam permitindo certas coisas, que se não forem tratadas, a criança vai crescer fazendo e depois pra tirar tais maus hábitos será bem complicado. Os pais acham lindo os filhos pequenos falarem palavrões porque os ouvem falar. Acham lindo a criança bater em seus rostos, fazer birra, etc. A grande questão é que esse é o momento de cancelar o mal pela raiz, mas ao contrário, eles deixam e riem agroa pra chorar mais tarde. Há outros que se empolgam com o bebê lindo, mas esquecem que ele vai crescer e que terão que lidar com a educação dele, pois são os responsáveis. Há inúmeros adolescentes e jovens que nunca tiveram uma conversa com seus pais. Eles querem estabelecer diálogo só quando a criança cresce e já está dando trabalho. Essa conversa está acontecendo tarde demais; ela devia ter começado quando a criança já sabia entender o que era um NÃO. Lamentavelmente vemos muitos pais dizerem que não sabem mais o que fazer com seus filhos...eles tiveram a chance de fazer diferente, mas decidiram deixar pra lá e hoje colhem as consequencias. Há ainda aqueles que nunca fizeram nada e agora querem consertar tudo espancando o adolescente. Quanta burrice! Muitos pais são tão distantes que para compensar isso, defendem o filho a qualquer custo mesmo sabendo que estão errados. Esses mais tarde vão degustar o amargo fel de sua estupidez. Educação não vem de berço, ela começa no berço. Na verdade devia haver uma escola para os pais; engravidou, os pais devem começar a aprender como educar uma criança em todas as fases da sua vida. Enxergar a criança como gente, ser humando e não como um bebê lindo e fantástico que nunca vai crescer, porque ele vai e além disso precisa ser educado. Isso sem falar naquele tipo de pais que só percebem que o filho está crescendo ou cresceu quando vão comprar roupas e percebem que o tamanho ou a numeração mudou. A vida é dura e difícil pra todo mundo, mas uma vez que você fez um filho, é preciso perceber que é uma responsabilidade constante que não acaba...tem que se policiar o tempo todo pra não deixar brechas. Educar é dialogar...se os pais deixarem filhos melhores para o mundo, com certeza haverá um mundo melhor para os seus filhos.

Adeildo Levigade
Enviado por Adeildo Levigade em 18/05/2013
Código do texto: T4296332
Classificação de conteúdo: seguro