Desafios do professor do século XXI

A prática educativa exige muita reflexão, ou seja, o professor é o profissional que mais deve refletir a respeito do exercício da sua função. O mundo mudou, a sociedade mudou, consequentemente o aluno também mudou, e a escola deve acompanhar essa mudança. É o famoso “dançar conforme a música”.

O maior problema da educação atual, segundo os professores, é a falta de interesse e de atenção dos alunos. Nesse caso, cabe aí uma reflexão sobre o contexto da educação no passado e no presente. Todos sabemos que no passado o acesso á educação era elitizado, que só estudava quem tinha condições. Atualmente todos vão à escola. Mas, ao mesmo tempo que é um direito do aluno o acesso à educação, ele também é obrigado a frequentar a escola. O aluno mal sabe falar ou escrever e já está dentro de uma escola. Para muitos alunos, frequentar a escola é uma obrigação, enquanto para muitos pais a escola é o lugar onde tem gente cuidando dos seus filhos enquanto eles trabalham ou descansam. Sendo assim, o desafio da escola é mudar essa concepção e fazer com que a escola volte a ser um espaço para a aquisição de conhecimentos. O professor não tem culpa de nada disso, por isso esse problema não seria seu, mas acaba sendo. O professor passa mais tempo com o aluno no espaço da sala de aula e ele pode fazer alguma coisa para mudar essa realidade. Ele precisa estabelecer uma ponte de comunicação ente ele e o aluno. Se não houver essa ponte de comunicação, o professor vai ficar falando sozinho dentro da sala e vai cair no famoso “ o professor finge que dá aula, o aluno finge que aprende todo mundo finge que fez o seu papel”. O professor precisa refletir a respeito da sua realidade em sala de aula, se conciliar com ela até mudá-la. Se o professor bater de frente com o aluno, ele não abre espaço para o diálogo e não consegue intervir na situação. Então nesse caso o professor tem duas opções: se adaptar a essa situação e partir pra cima em busca de soluções ou viver a consequência de não fazer algo pra mudar. Atualmente a frase “vou morrer dando aula” tem duplo sentido. Ou você vai lecionar até o fim da sua vida, no sentido de se aposentar na profissão, ou o ato de lecionar vai acabar causando a sua morte, pois pesquisas atuais mostram que a profissão do professor é a segunda no mundo com casos de afastamento por problemas de saúde, seja física, emocional, mental, etc. O professor não pode mais ver o aluno como um mero ouvinte, mas como um participante de sua própria aprendizagem. A escola acha que tudo se resolve falando e escrevendo e isso não funciona mais no século atual. O desafio atual do professor do século XXI é ministrar uma aula que motive o aluno a participar, é fazer o aluno interagir com a aula. É preciso se libertar dos padrões que as gerações passados nos ensinaram, quebrar paradigmas e usar a criatividade como um toque pessoal para o exercício da docência. Para que isso aconteça, nada melhor do que um planejamento bem elaborado. Ao planejar o conteúdo, o professor também deve planejar quais os métodos que serão por ele usados para atrair a atenção e participação dos alunos. Se para isso vai usar um vídeo, uma dinâmica de grupo, texto ou música para sensibilizar o aluno e inseri-lo no objetivo da aula, etc.. A utilização dos recurso tecnológicos e os diferentes tipos de aula podem contribuir muito para isso. Há várias formas de dizer a mesma coisa para uma pessoa e cabe ao professor conhecer e se aprofundar nas didáticas modernas para desenvolver o seu trabalho. Desafios do professor do século XXI: Ter boa formação, usar novas tecnologias, atualizar-se às novas didáticas, trabalhar bem em equipe,planejar e avaliar sempre e ter atitude e postura profissionais. Saber também que não existem receitas prontas para o sucesso na sala de aula; o importante é não desistir diante dos obstáculos, sempre insistir e tentar maneiras diferentes de atingir os objetivos e metas que deseja.